Educação

Doutorado em Engenharia é oferecido na parceria Unisinos e UniSatc

Inscrições podem ser feitas até dia 6 de agosto. Aulas iniciam em setembro

Divulgação

Mesmo sendo em uma área específica, a Engenharia Mecânica, o Doutorado oferecido pela Unisinos, em parceria com o Centro Universitário Satc (UniSatc), é uma oportunidade para que engenheiros possam se qualificar. Duas linhas de pesquisa podem ser exploradas: Sistemas Térmicos e Energéticos (STE) e Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia (GOGUE).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas online até dia 6 de agosto. É necessário ter feito o mestrado para ingressar no programa. O processo seletivo avalia a carta de intenção com o projeto de pesquisa, documentos, currículo e também realiza a entrevista individual.

A parceria é uma das mudanças provocadas pela criação do Centro Universitário Satc. “Estamos ampliando a formação científica. Temos certeza que essa oportunidade vai contribuir para a ampliação da pesquisa prática, trazendo questões da indústria para a acadêmica”, afirma o pró-reitor de Ensino e Extensão, Jovani Castelan.

Essa é uma das características do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Unisinos, atuar com pesquisa, desenvolvimento e inovação. “O doutorado em parceria é uma oportunidade de qualificação para os profissionais da região de Criciúma”, destaca a coordenadora do Programa, Flavia Zinani.

Uma novidade, viabilizada por meio da parceria, é a realização de algumas aulas práticas nos laboratórios da UniSatc. Inicialmente, as aulas serão realizadas online, com os professores que integram o quadro do PPGEM.

Processo de seleção em etapas

Para ingressar, o candidato ao doutorado passa por etapas (leia o edital completo). A primeira é a análise do currículo, onde serão observadas as publicações em periódicos, eventos e experiência na docência.

Na sequência, entre 17 e 20 de agosto, os candidatos participam da entrevista individual. O horário e o link serão disponibilizados pela secretaria do Programa. Questões como compreensão acerca dos desafios do doutorado, tempo de dedicação ao curso e domínio de duas línguas estrangeiras serão avaliadas na entrevista.

A lista preliminar dos aprovados será divulgada no dia 20 de agosto. A lista final no dia 26. Já a matrícula para os aprovados ocorre de 9 a 29 de setembro.

Notícias Relacionadas

Veículo alugado e não devolvido é recuperado pela PRF na BR-101, em Tubarão

O motorista, de 32 anos, alegou ter locado o veículo em 2019 para trabalhar como motorista autônomo, e que não sabia da condição do veículo

Motorista morre e duas passageiras ficam feridas em acidente na BR-280, em SC

Colisão aconteceu por volta das 17 horas de quinta-feira, no Planalto Norte Catarinense, em em São Bento do Sul

Professor é indiciado por compartilhar pornografia infantil com alunos em SC

Justiça afastou o homem das salas de aula, e Secretaria de Estado da Educação abriu sindicância interna

Mudas de banana são doadas para as escolas municipais de Criciúma

Iniciativa é uma parceria entre a Gerência de Agricultura e Agronegócio e a Secretaria Municipal de Educação