Educação

Doutorado em Engenharia é oferecido na parceria Unisinos e UniSatc

Inscrições podem ser feitas até dia 6 de agosto. Aulas iniciam em setembro

Divulgação

Mesmo sendo em uma área específica, a Engenharia Mecânica, o Doutorado oferecido pela Unisinos, em parceria com o Centro Universitário Satc (UniSatc), é uma oportunidade para que engenheiros possam se qualificar. Duas linhas de pesquisa podem ser exploradas: Sistemas Térmicos e Energéticos (STE) e Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia (GOGUE).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas online até dia 6 de agosto. É necessário ter feito o mestrado para ingressar no programa. O processo seletivo avalia a carta de intenção com o projeto de pesquisa, documentos, currículo e também realiza a entrevista individual.

A parceria é uma das mudanças provocadas pela criação do Centro Universitário Satc. “Estamos ampliando a formação científica. Temos certeza que essa oportunidade vai contribuir para a ampliação da pesquisa prática, trazendo questões da indústria para a acadêmica”, afirma o pró-reitor de Ensino e Extensão, Jovani Castelan.

Essa é uma das características do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Unisinos, atuar com pesquisa, desenvolvimento e inovação. “O doutorado em parceria é uma oportunidade de qualificação para os profissionais da região de Criciúma”, destaca a coordenadora do Programa, Flavia Zinani.

Uma novidade, viabilizada por meio da parceria, é a realização de algumas aulas práticas nos laboratórios da UniSatc. Inicialmente, as aulas serão realizadas online, com os professores que integram o quadro do PPGEM.

Processo de seleção em etapas

Para ingressar, o candidato ao doutorado passa por etapas (leia o edital completo). A primeira é a análise do currículo, onde serão observadas as publicações em periódicos, eventos e experiência na docência.

Na sequência, entre 17 e 20 de agosto, os candidatos participam da entrevista individual. O horário e o link serão disponibilizados pela secretaria do Programa. Questões como compreensão acerca dos desafios do doutorado, tempo de dedicação ao curso e domínio de duas línguas estrangeiras serão avaliadas na entrevista.

A lista preliminar dos aprovados será divulgada no dia 20 de agosto. A lista final no dia 26. Já a matrícula para os aprovados ocorre de 9 a 29 de setembro.

Notícias Relacionadas

Mulher é arremessada de carro em movimento após tentativa de estupro

A ocorrência foi registrada na manhã deste domingo (14) em Criciúma

Previsão indica novo ciclone e frio intenso na próxima semana; Dia dos Pais segue com sol na maior parte dos municípios

Meteorologista garante que novo ciclone ficará em segundo plano, mas que vai ajudar na manutenção do frio rigoroso

Mulher chama PM por denúncia de assédio em praça de Orleans

Acusado foi localizado, mas negou sequer conhecer a vítima. Ambos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Criciúma

Oito apostas de SC levam a quina da Mega-Sena; veja de onde são os sortudos

Um jogo de sete números levou a bolada de R$ 29.636,36. Já os outros sete apostadores faturaram R$ 14.818,18 cada