Saúde

Dra. Graziela inaugura consultório com ambiente lúdico para atendimento pediátrico em Orleans

Objetivo do novo consultório é levar um atendimento humanizado e integral às crianças e adolescentes, deixando os pacientes e pais à vontade e mantendo a confiança na médica pediatra.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Na tarde desta segunda-feira (29), Orleans e região recebe um consultório inovador e exclusivo para o atendimento pediátrico. A Dra. Graziela Nasario Aragona, médica pediatra, apresentou seu novo consultório totalmente desenvolvido para ser um ambiente lúdico e aconchegante para receber as crianças, os adolescentes e os pais. Localizado no terceiro andar do Pró-Saúde, sala 306, o consultório traz uma proposta de acolhimento e proporciona a confiança da criança com a médica a cada consulta.

“A minha proposta aqui na cidade de Orleans é atender em um ambiente lúdico. Fizemos esse laboratório planejando promover a colaboração, no sentido de quando a criança entrar em um consultório lúdico, onde tem um ambiente de brincadeiras, isso reduz a ansiedade. Coloco ela no ambiente natural dela do dia-a-dia, porque a criança está focada nas brincadeiras. A gente tenta manter a confiança, diminuindo a ansiedade e as reações adversas que a ida ao médico pode causar. Foi pensando nisso que eu planejei esse consultório, para a criança brincar, descontrair e ao mesmo tempo ter a confiança comigo”, ressalta a médica pediatra.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Ao entrar no consultório, a criança já entra em um ambiente totalmente decorado com papeis de parede em tema de safári e encontra já na recepção uma grande diversidade de brincadeiras. A recepcionista Marineuza já tem grande experiência com crianças e recebe cada uma com muito carinho. A sala de espera tem uma piscina de bolinhas em que a criança pode brincar, além de brinquedos que incentivam a montagem, de cubos, bonecas, carrinhos. Há também revistinhas para ler e um ambiente totalmente iluminado para a criança se sentir submergida na brincadeira.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Ao entrar no consultório, a criança encontra outro local mágico. A Dra. Graziela veste um jaleco colorido e começa a criar confiança com a criança através de brincadeiras, brinquedos e de um espaço para desenhar e criar. Até mesmo a régua de medição da altura é decorada para que a criança se sinta à vontade durante a consulta. A médica pediátrica explica a importância de ter um ambiente lúdico para o atendimento da criança.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

“O objetivo do consultório é promover a colaboração e a redução da ansiedade das crianças. A minha preocupação é o acolhimento aliada à prática clínica, ao conhecimento científico e a segurança nos dias de hoje. É fundamental a relação de confiança e prazer, então a criança estando imergida em um ambiente de brincadeiras, ela reduz bastante a ansiedade. Isso é comprovado pela ciência. Com jogos, desenhos entre outras atividades lúdicas, a criança pode expor suas dúvidas e receios de maneira natural. É brincando que os pequenos se expressam, através de uma linguagem que eles dominam. Assim o espaço de brincar no consultório é fundamental para fornecer esse enriquecimento da consulta. Além da patologia, é pegar a confiança para que a criança possa expor as suas dificuldades e suas ansiedades. A mãe e o pai também demonstram mais confiança em nós. O ambiente é planejado e enriquecido de elementos do dia-a-dia da criança e faz com que ela enfrente mais fácil as situações adversas”, detalha a médica.

As consultas ocorrem de segunda-feira a quinta-feira no horário comercial e na sexta-feira até as 12h. As consultas ocorrem em hora em hora e há todo um cuidado de higienização no local para receber cada criança. A Dra. Graziela também destaca como ocorre os atendimentos. “Eu vejo a necessidade de dar um atendimento mais humanizado e integral. Gosto de um atendimento integral e de confiança. Hoje a medicina não é só falar da doença e deu. O paciente tem que se sentir aconchegante onde ele vai. Sempre quis ter um espaço como este para que a criança fique feliz mesmo doente”, ressalta.

Quando a criança está no consultório, a Dra. Graziela usa técnicas e brincadeiras para conquistar a confiança dela e realizar um atendimento completo. “Uma consulta pediátrica começa com a descontração. Faço uma brincadeira, tento pegar no colo para que ela já tenha confiança. Meu estetoscópio é de ursinho panda, então vamos brincando, sempre com descontração para chegar no momento certo. Quando não conheço a criança, não faço a medição e a pesagem já na primeira consulta, porque ela precisa ficar estática. Então depois que a criança está com a minha confiança, uso o retorno para fazer as medidas antropométricas”, comenta a médica pediátrica.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Com brinquedos expostos no consultório, a médica tem facilidade em estar brincando com a criança e deixando ela mais à vontade e reduzindo sua ansiedade. “Aqui neste espaço eu tenho exposto brinquedos e tenho uma maneira muito acessível para pegar. Assim a criança pode ficar brincando com aquilo ali, assim ela se solta e cria confiança. Isso é muito bom”, ressalta.

A Dra. Graziela presta vários serviços na área pediátrica, como: atendimento na sala de parto, assistir o recém-nascido ainda no primeiro minuto de vida, consultas de puericultura (que são as consultas mensais com o bebê), consultoria em amamentação, consultas hebiatricas (assistência e consultas especializada para o adolescente), consultas de emergência pediátrica, nutrição pediátrica focada para cada momento da vida da criança e adolescente. Os pacientes atendidos pela Dra. Graziela abrangem a faixa etária de 0 a 16 anos.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Consultoria em amamentação e nutrição

Entre os serviços prestados, há a consultoria em amamentação e nutricional para as mães e crianças. Segundo a médica, a preparação para a amamentação deve iniciar com as mães já na 36ª semana de gestação. “O ideal seria a consulta pré-natal, antes de ganhar o nenê, porque a mãe já irá saber como vai ser depois do nascimento. As gestantes se preocupam mais com a obstetrícia e anestesia, mas depois vem o bebê. Então o ideal é com 36 semanas já consultar o pediatra, para que se prepare a mãe e lhe informe como vai ser a amamentação, porque não é fácil. Também acompanho a amamentação mês a mês”, explica a médica.

Em relação a nutrição das crianças, a Dra. Graziela explica uma técnica utilizada para acrescentar alimentos à dieta do paciente. “Se há problemas de que a criança não come nada, dou para ela um papelzinho com alimentos para ela experimentar. As vezes ela não gosta, mas não experimentou ainda. Então em casa, ela vai experimentando e anotando se gostou ou não”, detalha.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Consultas com adolescentes

A Dra. Graziela explica que o atendimento dos adolescentes até 16 anos também deve ser feito pelo pediatra. A médica pediátrica é preparada para tratar de vários assuntos dessa fase da vida dos adolescentes. A Dra. explica como ocorrem essas consultas.

“O Estatuto da Criança e Adolescente permite a consulta do adolescente sozinho. Primeiro eu consulto acompanhado com a mãe e o pai e depois posso ter uma consulta sigilosa com o adolescente, para ele ter confiança. A consulta abrange os aspectos sexuais, de ansiedade, comportamentais, atividades físicas, nutricional e principalmente de autoestima. Ela é voltada nesses aspectos que vão mudar o dia-a-dia do adolescente. Se há algum assunto que está prejudicando a vida do adolescente, é claro que vamos conversar com os pais. Geralmente faço um pacto: ele conta para os pais ou na próxima consulta eu conto. Isso ocorre quando há alguma coisa que está prejudicando a vida dele.

A Dra. Graziela ainda destaca que com a Era Digital que estamos vivendo, também é importante conversar com os adolescentes sobre o uso da internet. “Outro aspecto que gosto de abranger bastante é a parte dos excessos do computador, que é a parte digital. Converso sobre como é essa interação deles com a internet. Se estão participando de jogos com outros amigos. É muito importante a segurança do adolescente nessa era digital. As vezes o adolescente acha que é tudo normal. Assim, precisamos cuidar da autoestima deles, porque eles serão o nosso futuro e os profissionais de amanhã”, comenta a médica.

O acompanhamento do adolescente pelo pediatra é importantíssimo, porque se trata de uma fase de muitas mudanças em um curto período de tempo. “É uma fase de muita transição, em que os aspectos fisiológicos, metabólicos estão todos dando uma volta ali. É o crescimento tanto neurológico como metabólico. Precisa ter uma base boa. Então junto com as famílias, gosto de dar esse apoio”, ressalta a Dra. Graziela.

Formação

A Dra. Graziela Nasario Aragona cursou Medicina na Faculta Ciencias de la Salud Hector Barcelo – Capital Federal – de Buenos Aires, e foi diplomada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Realizou Residência Medica em Pediatria no conceituado Hospital Infantil Seara do Bem/Maternidade Tereza Ramos, em Lages, na Serra Catarinense. Tem Especialização pela UFSC em Atenção Básica e Multiprossifional em saúde básica e coletiva. Realizou um curso internacional de Investigação em Ciências da Saúde, Planificação, Desenvolvimento e publicação de Trabalho Cientifico. Também tem o curso de Suporte Básico e Avançado de Vida em Emergências Pediátricas e é aprovada pela Sociedade Catarinense de Pediatria: Reanimação Neonatal, que habilita Assistência Pediátrica na sala de Parto.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Sobre a especialização em Pediatria, a Dra. Graziela conta a experiência que adquiriu no atendimento em Lages, na Serra Catarinense. “Tive a oportunidade e a maior benção de ter estudado pediatria em um hospital muito conceituado, o Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages. É uma região muito carente e florida de patologias, porque as doenças caminham juntas com o nível social. Quanto menor o nível social, mais doenças infecciosas. Lá era um ambiente muito hostil e de muitas doenças, mas eu tinha professores muito humanos. Aprendi que é preciso cumprimentar o pai e a mãe, perguntar como estão e não ir só na criança. Foi um conhecimento que não está escrito nos livros, que é a parte humana. Isso fez diferença na minha vida”, relembra a médica.

Contato

Para agendar uma consulta é possível entrar em contato pelos telefones (48) 98800-1550 (WhatsApp) ou (48) 3192-0030. O consultório fica na Rua Alexandre Sandrini, no Edifício Pró Saúde, sala 306, no terceiro andar, Centro de Orleans.

Veja mais fotos:

  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (1)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (2)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (3)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (4)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (5)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (11)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (10)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (9)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (8)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (7)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (6)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (12)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (14)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (15)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (16)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (17)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (18)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (20)
  • WhatsApp Image 2020-06-29 at 19.27.03 (19)

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Índices de crimes caem bruscamente em Orleans

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, houve redução de 300% dos crimes de roubo e quase 30% do número de furtos.

Eleições 2020: PP estuda possíveis coligações para lançar candidatos ao Executivo de Orleans

O presidente do partido, Silvério Baggio, conversou com a Redação do Sul In Foco e destacou uma possível parceria com o PSD