Geral

Dragagem emergencial será executada no Porto de Imbituba

Nova linha de contêineres, que aportará até o fim deste mês, exige que o calado tenha profundidade de 12,5 metros

A partir da quarta-feira da próxima semana, o Porto de Imbituba contará com a primeira escala do novo serviço semanal denominado Samba, para o norte da Europa. A atracação do navio Maersk Laguna exige que o calado tenha profundidade de 12,5 metros.

Por conta disso, a Santos Brasil, arrendatária do terminal de contêineres, e a Companhia Docas de Imbituba, administradora do empreendimento, iniciaram uma obra de dragagem emergencial.

O trabalho é feito pela empresa Dragabras. O descarte do material retirado do fundo do mar é feito em área especifica e de acordo com a exigência da Licença Ambiental de Operação (LAO) para dragagem vigente.

Paralelamente ao trabalho, o porto também atua na execução do plano de monitoramento da Baleia Franca, que é realizado por técnicos do Projeto Baleia Franca. Eles atuam como observadores de bordo na draga.

A medida visa preservar a espécie e já ocorre em parceria com o porto há alguns anos. Para o administrador do empreendimento, Jeziel Pamato, a nova linha é uma conquista que poderá ter grande significado para o desenvolvimento do porto e da sua região de influência.

“Esta linha para o norte da Europa é mais uma opção para toda a indústria regional, que ganha um novo destino específico para importação e exportação, além de alternativas de conexão para diversos outros destinos”, avalia.

A atracação do navio Maersk Laguna, com 300 metros de comprimento, estabelece um novo patamar de atendimento no Porto de Imbituba e região. “Isto gera a expectativa de aumentar gradativamente o número de serviços oferecidos”, valoriza o superintendente da Santos Brasil, Bruno Figurelli.

Obra definitiva

O processo de licitação para o aprofundamento do Porto de Imbituba segue na fase de habilitação. A concorrência é internacional e 11 empresas da China, Bélgica, Holanda, Brasil e outros países, participam. A vencedora terá prazo de seis meses para concluir as obras de dragagem do acesso aquaviário do porto, a partir da entrega da ordem de serviço. A concorrência foi aberta com preço de R$ 48.824.196,97. Atualmente, o calado do Porto de Imbituba mede 10,8 metros de profundidade. Com a obra emergencial passará para 12,5 metros. Com a definitiva, o calado será de 14,5 metros.

Notisul