Geral

Duas baleias são avistadas no Canal da Barra, em Laguna

Foto: Elvis Palma/DS

Foto: Elvis Palma/DS

Duas baleias francas, sendo mãe e filhote, foram avistadas ontem no Canal da Barra, em Laguna. Setembro é o auge da temporada reprodutiva das baleias e os animais são avistados de diversas praias da região.

De acordo com a bióloga diretora do projeto Baleia Franca, Karina Groch, mãe e filhote foram monitorados e ficaram pouco tempo no canal, saindo em seguida. “Os animais foram monitorados pela Polícia Ambiental mas saíram sozinhos, sem necessidade de intervenção, como na maioria dos casos”, explica.

Eventos similares, ressalta ela, são preocupantes por já ter havido dois encalhes na parte interna do complexo lagunar. Nos dois casos, uma baleia franca juvenil (2003) e um par de fêmea e filhote (2014), os animais foram resgatados e levados ao mar com sucesso. Nas ocasiões, foram feitas ações conjuntas pelas instituições que fazem parte do Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio.

Segundo ela, por setembro ser o auge da temporada reprodutiva, é ainda mais comum ter avistagens em praias da região. “Rotineiramente, temos observado baleias nas praias da Ribanceira, em Ibiraquera; em Itapirubá (norte e sul); nas praias do Porto, Rosa e d’Água, em Imbituba; em Garopaba, além de Laguna. O monitoramento tem sido diário”, ressalta a bióloga.

Karina ainda revela que esta semana, ainda sem data definida, será realizado um sobrevoo pelas praias para verificar o número de baleias. “O sobrevoo ocorrerá ainda esta semana, com apoio da SC Par/ Porto de Imbituba. Será o sobrevoo principal, devido ao fato de estarmos no auge da temporada. Também contamos com o apoio da Santos Brasil na manutenção e no monitoramento de nossas atividades”, revela Karina.

Baleia franca

Conhecida como baleia franca, certa ou verdadeira (right whale, em inglês), a espécie recebeu esse nome por ser a mais fácil de matar, dada sua docilidade e hábitos costeiros na época de reprodução, o que levou a sua quase extinção.

Com informações do Jornal Diário do Sul