Trânsito

Duplicação da rodovia terá moldes de Avenida Centenário

A partir de agora a empresa licitada do projeto terá oito meses para entregar o projeto pronto

Foto: Lucas Jorge/Clicatribuna

Foto: Lucas Jorge/Clicatribuna

Mais beleza e prioridade aos pedestres,é isso que visa o modelo de duplicação da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) escolhido na manhã desta sexta-feira (25), em reunião na Câmara de Vereadores de Içara. Durante a reunião foram apresentados dois pré-projetos. O primeiro tinha um caráter de benefício aos automóveis, com moldes parecidos com a BR-101. Já o segundo pré-projeto era voltado para a população, com características semelhantes a Avenida Centenário, em Criciúma.

Quem começou a reunião foi o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, que segundo reportagem do site Clicatribuna, ressaltou a importância da rodovia para o município. “Todos de Içara sabem da importância da SC para a cidade, porém hoje ela representa um entrave para a região. Empresas não estão se instalando ali, pois o trânsito já não é mais suportável. A nossa expectativa é que a duplicação seja boa não só para o trânsito, mas também para a economia local”, disse o prefeito.

Quem apresentou o projeto foi o engenheiro e diretor de planejamento do Deinfra, William Wojciklewicz, que mostrou em detalhes quais as mudanças e como ficariam as principais entradas e saídas que a SC-445 abrange. Após apresentada as propostas, foi colocado em discussão os dois pré-projetos, e muitas foram as sugestões e críticas dos presentes, como por exemplo o trajeto entre os bairros Ana Elisa e Jussara, onde crianças que moram no Ana Elisa precisam ir para a escola no outro bairro e necessitam de uma passagem. Todas as sugestões foram anotadas e serão analisadas para o projeto final.

Após muitas opiniões dadas, foi colocada em votação qual seria a opção de projeto escolhido, e com muito mais da maioria dos votos ficou a segunda opção. Veja quais as principais mudanças ao longo da SC.

– A rodovia terá um canteiro central entre as pistas e uma passagem para pedestres e ciclistas ao lado da via.

– Ao lado da distribuidora do supermercado Giassi será feito um viaduto. (Quem segue na SC-445 passará por cima do viaduto, ficando o trânsito abaixo para a saída das empresas e moradores do local).

– Em frente a empresa Librelato será feita uma passagem subtarranea para os pedestres, já que são muito trabalhadores na empresa, que fica de ambos os lados da rodovia.

– Na entrada principal de Içara para quem vem da BR-101, na rua 7 de setembro, será feito outro viaduto. (Quem seguir rumo a Criciúma passará por cima do viaduto, e quem for entrar na cidade usará as pistas laterais passando por baixo).

– Na entrada principal de Içara para quem vem de Criciúma continuará o mesmo estilo de rotatória já existente.

– Na ponte acima do Anel de Contorno Viário será feita a ampliação. Sendo contruído um viaduto novo ao lado do existente.

– Na entrada de Criciúma será o mesmo estilo de rotatória já existente.

– Serão dois viadutos e duas ampliações.

Projeto final em até oito meses

A partir de agora a empresa licitada do projeto terá oito meses para entregar o projeto pronto. Prazo que pode ser menor dependendo apenas da empresa. “Eu sou de Criciúma, eu sou da região, e a partir de amanhã já estarei tentando agilizar. Vou ligar todos os dias para a empresa para saber como está o andamento. É lógico que tem muita coisa para analisar agora, como o que está debaixo do terreno, como tubulação de gás, água, energia, tudo isso tem de ser analisado”, afirma o presidente do Deinfra, Paulo Meller.

Segundo ele, não se pode dar um prazo para o começo da obra, já que a burocracia pode atrapalhar. “Vamos terminar o projeto, depois teremos que mandar todas as licenças ambientais necessárias e esperar uma liberação, não gosto de dar prazos, pois a questão ambiental é uma coisa sensível, mas vamos cobrar para sair o quanto antes”, ressalta Meller.

Projeto escolhido prioriza a municipalização da rodovia

O vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin, elogiou o projeto escolhido e fez questão de ressaltar a importância da SC para Içara. “O objetivo é desafogar o trânsito da SC, temos a Via Rápida que já vai sair do papel, e temos outros trajetos que já estão sendo analisados para desafogar o trânsito. Com esse projeto a rodovia ficará mais bonita, e atrai mais gente para Içara, vamos ter uma via muita mais municipalizada”, diz o vice-prefeito.