Trânsito

Duplicação: ponte na BR-101 recebe ajustes finais

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A segunda ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101, recebeu nos últimos dias os trabalhos de pintura dos guarda-rodas e instalação de elementos refletivos, conhecidos como “olhos de gato”, nos guarda-rodas, proteções de concreto nas bordas da estrutura. A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit é abrir a nova ponte ao tráfego de veículos nas próximas semanas.

Para a segurança diurna dos motoristas o Dnit vai instalar em seguida a sinalização vertical e horizontal. A travessia sobre o Rio Tubarão está em fase final de obras e vai receber a capa asfáltica nos próximos dias. Para isso, é preciso o término da construção dos acessos, que já foram iniciados.

A ponte tem 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas. Quando liberada, vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte. A ponte construída durante a duplicação da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação.

Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, já foram construídas 29 pontes, sendo outras 14 adequadas e reforçadas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas e serão construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).

Com informações do Jornal Diário do Sul