Esporte

E a Copa América é do Brasil

Seleção vence o Peru por 3 a 1 e garante o nono título da sua história.

Divulgação

O Brasil é campeão da Copa América. Cumpriu um velho roteiro, conquistando outro título em casa na principal competição continental, assim como fez em 1919, 22, 49, 89 e agora. A conquista veio com os 3 a 1 deste domingo no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Peru.

Foi uma campanha invicta do Brasil, que estreou vencendo a Bolívia por 3 a 0. Ainda na primeira fase, empatou com a Venezuela em 0 a 0 e goleou o Peru, 5 a 0. Nas quartas de final, 0 a 0 com o Paraguai e vitória nos pênaltis. Na semifinal, 2 a 0 sobre a Argentina. O único gol sofrido na trajetória foi o de pênalti anotado por Guerrero neste domingo. Foram quatro vitórias e dois empates, 13 gols marcados e apenas 1 sofrido.

A Copa América voltará a ser disputada no ano que vem, em novo formato. Colômbia e Argentina vão dividir a organização do torneio, que passará a ser disputada a cada quatro anos, no mesmo período da Eurocopa, alinhando as duas principais disputas internacionais entre seleções.

A repercussão

“No último jogo fiquei um pouco apagado, fiquei até chateado, coloquei na minha cabeça que tinha que dar o sangue e hoje foi diferente. Fiz o gol e sofrido o pênalti, parabéns a toda a nossa equipe”, disse o atacante Everton, que fez o primeiro gol brasileiro e terminou como artilheiro da Copa América, ao lado do peruano Guerrero, com três gols marcados.

“Reencontro com o Maracanã sempre é muito especial. Aqui é a nossa casa. E estávamos muito determinados, mas tinha que ser passo a passo, com consciência e determinação e acreditando no nosso trabalho. Estava doendo, a gente sabia que precisava ser uma resposta positiva, um passo a frente, e esse passo foi dado”, avaliou o lateral Daniel Alves, um dos destaques da conquista.

O jogo

Everton abriu o placar aos 14 minutos depois de grande jogada de Gabriel Jesus, que cruzou para a área. Guerrero, cobrando pênalti, igualou aos 43. Ainda na etapa inicial, Gabriel Jesus anotou o segundo aos 47 minutos. No segundo tempo, Richarlison cobrou pênalti sofrido por Everton aos 42, mandando para a rede e fechando placar.

Com informações do site 4oito 

Notícias Relacionadas

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

Exportação de carne do Brasil aumenta 12% no ano até agosto

China compra 65,8% mais, informa Abrafrigo

PRF de SC é responsável por mais de 20% das multas de embriaguez ao volante no Brasil

No Brasil, a PRF lavrou 53.308 autos de infração de embriaguez ao volante durante todo o ano de 2019.

Medidas antitabaco diminuíram em 40% o número de fumantes no Brasil

As medidas adotadas, incluindo a proibição de fumo em locais fechados, estão fazendo o efeito previsto e mudando a percepção da sociedade de que fumar não é glamoroso e positivo e sim um problema de saúde pública.