Geral

Ecoponto liberado para receber pneus descartados

Carregamento com quase 2 mil pneus tornou reabertura viável

O pavilhão do Ecoponto volta a possuir espaço para receber pneus inservíveis. O depósito temporário específico para o material em Criciúma permaneceu fechado para coleta durante as últimas três semanas, período em que a indústria para onde as cargas são destinadas passou por manutenções de equipamentos. Dois carregamentos com aproximadamente mil itens saíram do local nesta quinta-feira (27), restabelecendo a capacidade de recolhimento.

As remessas reunidas no galpão instalado na Rua Visconde de Cairu, próximo ao CriciúmaPrev, são transportadas para Araucária (PR). A Associação Nacional da Indústria Pneumática (ANIP), através da Reciclanip financia a logística das cargas. “Os fabricantes se organizaram nesta associação para fazer o recolhimento dos pneus e a destinação ecologicamente correta dos produtos. Por lei, a obrigação da chamado logística reversa fica por conta das indústrias”, explica o diretor administrativo da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Salésio Nolla.

No Estado vizinho os pneus viram matéria-prima para produção de cimento e asfalto ecológico, enquanto o aço eventualmente encontrado em meio à borracha vai para reciclagem. O Município, por meio do Ecoponto, dispõe do espaço para recolhimento. Conforme Nolla, os proprietários dos materiais inservíveis devem levá-los para o local. “Recebemos aqui apenas o descarte dos considerados pequenos produtores. Cada pessoa ou empresa terá um cadastro e poderá trazer, no máximo, 40 pneus por mês. As empresas que produzirem maior quantidade devem procedê-lo de outra forma”, destaca.

O presidente da Famcri, Gelson Fernandes, destaca a importância do Ecoponto como instrumento da política pública municipal de proteção ao meio ambiente. “Por falta de conhecimento ou de recursos para dar o encaminhamento certo, muitas pessoas jogavam os pneus em terrenos baldios ou até nos rios, provocando problemas sérios. Os que insistirem com esta prática estão sujeitos a receber notificação pela nossa equipe e, em caso de reincidência, o pagamento de multa”, avisa.

Pneus que não servem mais para carros, caminhões, camionetes ou máquinas utilizadas em empresas são recebidos diariamente, das 13h às 17h. A média mensal de arrecadação no Ecoponto ultrapassa 8 mil pneus descartados.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma