Turismo

Editais para construção de teleférico e ponte flutuante em Laguna devem ser lançados esta semana

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

O edital que abre a concorrência para as empresas que podem se credenciar para executar o projeto da ponte flutuante no canal da barra em Laguna (que liga o bairro Magalhães ao Farol de Santa Marta) deve sair até sexta-feira. Outro edital que deve ser lançado também esta semana é o da futura construção do teleférico que ligará o Morro da Glória ao centro histórico. “Já determinei ao departamento de licitação do município, sob o comando do procurador de contratos, André Oliveira dos Santos, que seja dada prioridade a estes dois editais. Será feito um concurso. Uma comissão com os integrantes da secretaria de planejamento urbano e habitação analisará o melhor projeto. Já estamos na expectativa”, explica o prefeito da Cidade Juliana, Everaldo dos Santos (PMDB).

Conforme a secretária de planejamento urbano e habitação, Grazielle Sitônio, a equipe de licitação já está preparando o edital que será feito por concessão. “A empresa que ganhar a concorrência poderá atuar por 20 a 30 anos”, informa Grazielle.

No início de abril deste ano, alguns investidores já mostraram interesse nos dois projetos. Em uma reunião, realizada no Hotel Majestic, em Florianópolis, entre representantes do Grupo Assis, da empresa Cosec, de Balneário Camboriú, e da prefeitura de Laguna, foi cogitada a entrada de um novo investidor que pode se credenciar para dar continuidade ao projeto e execução da obra da ponte flutuante.

“Está tudo parado. Não temos novidades. Ninguém da prefeitura entrou em contato recentemente. Acredito que o nosso projeto é único, pelo menos por enquanto,”, ressalta o diretor da Cosec, Ricardo Loppnow. Os ramos de negócios de um possível empreendedor mineiro (que poderá ser o sócio de Roberto Assis Moreira), que visa investir na Terra de Anita Garibaldi, são empresas de petróleo, hidrelétrica e construção civil.

Parcerias para viabilizar os empreendimentos

Os empresários do Grupo Assis, empresa do irmão do jogador Ronaldinho Gaúcho, que também investe no ramo imobiliário no município, buscam parcerias para viabilizar a execução do projeto da ponte flutuante.

Ainda de acordo com Ricardo Loppnow, diretor da Cosec, uma das empresas interessadas na concorrência, a ponte não trará risco ao meio ambiente, além de proporcionar outros benefícios. “O sistema de âncora será o mesmo utilizado pela Petrobras em suas plataformas de extração de petróleo. A tecnologia empregada tem 100% de segurança comprovada. Além de ter aproximadamente cinco metros de altura, ela abrirá para dar passagens às embarcações”, garante.

Em relação ao teleférico que ligará o Morro da Glória e o centro histórico da cidade, o prefeito Everaldo dos Santos pretende ter o apoio da iniciativa privada para viabilizar a obra.

“Depois da licitação concluída, o prazo para a elaboração do projeto é entre 45 e 60 dias”, aponta o prefeito.

Nossa Senhora da Glória

A imagem de Nossa Senhora da Glória foi idealizada pelo padre Gregório Warmeling e inaugurada em 31 de maio de 1953. Alfredo Itaege e Elisa Faccio Itaege, ambos de Berlim, na Alemanha, foram os escultores. A imagem tem oito metros de altura e o pedestal mais 14 metros. As dimensões entre os braços são de 4,80 metros.