Geral

Edital Cultura: Espetáculo Circolando incentiva a imaginação e o pensamento crítico dos alunos

Estudantes da Escola Filho do Mineiro tiveram uma tarde de fantasia, imaginação e também de muito conhecimento sobre o cuidado com a natureza

Divulgação

O brilho no olhar. O encantamento pela fantasia. A empolgação pelas acrobacias executadas em tecidos e lira. Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filho do Mineiro deixaram a imaginação fluir a partir do lúdico, da musicalidade, da contação de histórias e da apresentação circense. O Espetáculo Circolando despertou o imaginário dos estudantes com duas apresentações de contos do livro “Viagem pelo Brasil em 52 histórias”, de Silvana Salerno, na tarde da última quarta-feira (16). A iniciativa é uma das contempladas pelo Edital Cultura Criciúma.

Os aproximadamente 300 estudantes da unidade escolar tiveram uma tarde mágica e lúdica sobre o cuidado que a humanidade deve ter com a natureza, por meio do contos do João de Barro e a Gralha-Azul. Unindo três manifestações artísticas, como o universo circense, a contação de histórias e a musicalidade, os pequenos espectadores puderem aprender, desenvolver um pensamento crítico com os temas abordados e ter um despertar para a criatividade e a imaginação. “É a primeira vez que realizamos este espetáculo em conjunto e foi emocionante ver a interação que os alunos tiveram conosco durante as apresentações, ver suas expressões e reações. Superou as nossas expectativas, sentimos que eles estavam com vontade de participar da apresentação”, frisou a artista e proponente do projeto, Ana Maria Manaus Teixeira.

A apresentação reuniu uma atriz e contadora de histórias, duas artistas de aéreos circenses e um músico e instrumentista. A encenação e a musicalidade foram autorais do grupo. Eles afirmam que a ideia vai além dessa primeira apresentação. “A nossa intenção é levar o Espetáculo Circolando para outros editais e também oferecer apresentações para espaços e unidades escolares”, afirmou a artista circense, Kalyne Teresa Machado.

Mas além disso, outro intuito do grupo é motivar o cenário artístico criciumense para as novas práticas coletivas. “O espetáculo visa ter interações que reverberarão pela cidade e pelas pessoas que estiverem presentes, abrindo olhares para outras formas do fazer artístico, criando conexões e gerando transformação”, completou.

O grupo é composto pela artista Ana Maria Manaus Teixeira, pelo musicista Bruno Netto, pelas artistas circenses Kalyne Teresa Machado e Alexsandra Luz e pela diretora de arte Fernanda Sabino.

A formação do grupo

O grupo foi um dos contemplados na Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc n°14.017 no Edital n°002/2020 da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). O projeto era o ‘IntegrArte’, que eram oficinas de Teatro, Dança, Circo e Música oferecidas na Casa da Infância, no ano passado.

“A partir do IntegrArte percebemos a oportunidade de juntar as áreas, mas era um trabalho separado, cada um com a sua oficina, ali percebemos a possibilidade de juntar. Não foi fácil unir todas as artes, ficamos um mês compondo e ensaiando a parte musical. E outra dificuldade foi um lugar para ensaiar, pois precisávamos de um lugar alto”, comentou a Kalyne.

Os interessados em contratar o grupo para apresentações podem entrar em contato pelo Instagram @circolando, @kalyne_tmachado e @ana_manaus.arte ou pelo WhatsApp (48) 9-9651-8261.

Edital Cultura de Criciúma

O Edital Cultura Criciúma 2021 contemplou projetos com valores de R$ 4.460,00 cada, somando um total de R$133.800,00. O valor é proveniente do Fundo Municipal de Cultura e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, cultura digital e popular, Hip Hop, dança, literatura, música, patrimônio e teatro.

“O edital é a base do projeto, sem ele não teríamos recursos para executar a apresentação. Todo a produção, desde a tinta até a lona do chão, tudo foi graças ao edital. Mas ele fomenta essa necessidade e ele é fundamental para a realização desse projeto”, explicou Ana.

De acordo com o diretor de cultura da FCC, Clairton Rosado, a iniciativa tem este trabalho de tirar as ideias do papel. “Temos esse objetivo de oportunizar aos artistas uma chance de executar suas ideias. O projeto do grupo envolvia diversas artes e uma integração entre elas. O Edital Cultura Criciúma visa proporcionar uma oportunidade aos artistas e fomentar a arte no nosso município”, comentou.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado