Encontro reuniu educadores, estudantes e comunidade para refletir sobre o papel da história, da memória e das vivências no processo de ensino-aprendizagem.
Foto: Divulgação
A noite desta segunda-feira (13) foi marcada por reflexão e troca de experiências no Auditório II da SATC. Em parceria com o Instituto Sul Catarinense de Filosofia Clínica, a instituição promoveu a palestra “Educação: Filosofia, História e Memória”, conduzida pelo professor Rosemiro Sefstrom.
O encontro reuniu educadores, estudantes e membros da comunidade, que acompanharam uma abordagem sensível e aprofundada sobre o processo educativo, sob uma perspectiva mais humana e filosófica. Durante a palestra, Sefstrom destacou que educar vai além de métodos e conteúdos, sendo um ato essencialmente filosófico e conectado às vivências individuais.
Entre os principais pontos abordados, esteve a compreensão de que toda prática pedagógica parte de uma visão de mundo. O conceito do “quem por trás do quê” também ganhou destaque, reforçando que a trajetória pessoal do educador influencia diretamente a construção do conhecimento em sala de aula.
Outro eixo importante da discussão foi o papel da memória como critério de realidade. A partir dessa perspectiva, o palestrante evidenciou como as experiências individuais impactam a forma como os alunos assimilam o conhecimento, tornando o ambiente educacional um espaço de encontro, respeito e construção conjunta.
Para o gerente da Educação Corporativa da SATC, Daniel Fritzen, a iniciativa reforça a importância de ampliar o olhar sobre o ensino. “Quando entendemos que cada pessoa chega à sala de aula com uma história, passamos a enxergar o ensino de forma mais responsável e significativa. Essa parceria contribui justamente para isso: ampliar o olhar dos educadores e fortalecer uma prática mais humana, que respeita as vivências e potencializa o aprendizado”, destacou.
Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui.