Tecnologia

Educação de Orleans: do tradicional Diário de Classe à informatização completa da gestão

Sistemas devem facilitar rotina dos professores, secretários e diretores, além de possibilitar que pais acompanhem a vida escolar dos filhos em tempo real.

Foto: Samira Pereira / Comunicação Betha Sistemas

Os tradicionais Diários de Classe de papel serão trocados pelo computador. Informações transcritas manualmente darão espaço à informatização, facilitando o dia a dia e organizando o trabalho nas escolas. Em Orleans, o ano letivo de 2018 começa de forma diferente para os profissionais da Educação. Isso porque, pela primeira vez no município, sistemas automatizados farão a gestão das informações geradas pelos professores, secretários e diretores.

Além disso, outra grande novidade fica por conta da possibilidade de os pais acompanharem em tempo real a vida escolar dos filhos, com informações sobre presença em sala de aula, observações ou comentários realizados pelos educadores.

Para conhecer os benefícios das soluções, a empresa desenvolvedora dos softwares, Betha Sistemas, de Criciúma, ministra nesta quarta-feira (14), um treinamento para os professores da rede municipal. Conforme Viviani Cardoso Vendramini, da Gestão Escolar de Orleans, cerca de 150 pessoas devem participar do evento.

Foto: Samira Pereira / Comunicação Betha Sistemas

“Toda mudança gera certa expectativa, e tenho certeza de que esta nos ajudará muito. Pelo que acompanhamos no treinamento, o sistema parece ser fácil, didático e muito prático”, enfatiza ela. A expectativa é de que até o início de março as soluções já estejam em pleno funcionamento. Com a automatização do processo, o chamado Ambiente dos Professores dará aos profissionais a possibilidade de controlar desde o planejamento até a ministração das aulas, fazer o controle de frequência, acrescentar comentários sobre cada aluno, resultados de avaliações, etc. Tudo de forma instantânea, podendo publicar as informações para que os pais acessem de casa.

O analista de Suporte e Implantação da filial Criciúma da Betha, Emanuel de Melo Alexandre, comenta que outros módulos, como o Pais e Alunos e o Educação também estão em processo de implantação. “São soluções integradas, em Nuvem, que garantirão uma gestão completa a todos os envolvidos. Muitos problemas antes registrados, como dificuldade para organizar a matriz curricular, ou o tempo perdido para digitar as informações do Diário de Classe serão resolvidos”, enfatiza o analista.

Presente no treinamento esteve a diretora da Escola de Educação Básica Padre Ludgero Waterkemper, Claudia Eing Will. Localizada no interior do município, a instituição atende a aproximadamente 70 crianças e adolescentes divididos entre ensino infantil e fundamental. “Estamos nos atualizando, modernizando a maneira de trabalhar, e tenho certeza que isso só trará benefícios”, explana. Da mesma escola, a professora Rosinara Coan Niehues completa: “a ansiedade é grande, mas sabemos que vamos nos adaptar. Os sistemas serão ótimos para os professores, que terão a rotina ainda mais organizada, e para os pais, que poderão acompanhar tudo o que os filhos fazem na escola”, complementa.

Colaboração: Samira Pereira / Comunicação Betha Sistemas

Notícias Relacionadas

Iniciam trabalhos de recuperação da rua que dá acesso a Pindotiba, em Orleans

Sistema online da Famcri agiliza licenciamentos e facilita acesso dos usuários

Relatório mostra que solicitações que duravam meses, agora podem ser retiradas em uma semana

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Prefeitura de Orleans lança Limpa Fila e deve fazer mais de 3 mil procedimentos até dezembro

Programa foi lançado pelo secretário de Saúde de Orleans, Fernando de Fáveri nesta quarta-feira (30). Programa deve acelerar consultas, exames e pequenas cirurgias no município.