Geral

Educação Inclusiva: Secretaria de Educação promove formação para auxiliares e estagiárias da rede municipal

Encontro reuniu 70 profissionais para fortalecer o atendimento a cerca de 200 alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem no município.

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Morro da Fumaça promoveu, na última semana, uma formação voltada às auxiliares de ensino e estagiárias da rede municipal. O encontro teve como objetivo orientar e qualificar o trabalho desenvolvido com estudantes com deficiência ou transtornos de aprendizagem, reforçando o compromisso do município com a educação inclusiva. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino fumacense conta com aproximadamente 200 alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno, o que demanda atenção constante, planejamento pedagógico adequado e formação continuada dos profissionais que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem.

“Investir na formação dos nossos profissionais é fundamental para garantir um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado. A educação inclusiva é um compromisso da nossa gestão, e seguimos trabalhando para oferecer suporte e condições adequadas para que todos os nossos alunos tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade”, afirma o secretário de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira de Jesus, ao destacar a relevância da iniciativa.

A formação foi conduzida pelas psicopedagogas Magna Santana Sorato, Lucília Kindermann de Oliveira e Elaine Cristina Bortolatto, além da fonoaudióloga Cristiane D’Acampora Guazzi, que compartilharam orientações práticas, estratégias de acompanhamento e reflexões sobre a importância do olhar individualizado para cada estudante. Ao todo, 70 profissionais participaram do encontro, promovido no Salão de Atos Octávio Naspolini na última sexta-feira, 20/02, que proporcionou um espaço de troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e alinhamento de práticas pedagógicas inclusivas.

Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui

O município de Morro da Fumaça concluiu, em 2023, junto aos demais municípios da Amrec, a organização da Diretriz Curricular da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, documento que orienta o trabalho dos profissionais de apoio, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

Notícias Relacionadas

Tráfico funcionava por “janela” e a 100 metros de creche em Içara

Casa era usada para venda rápida de drogas; polícia encontrou cocaína pronta para venda, dinheiro e um adolescente no local.

Mais de 250 gramas de cocaína são apreendidos durante abordagem na orla de Arroio do Silva

Suspeito de 24 anos foi abordado enquanto andava de bicicleta na Beira-Mar.

Padrasto é preso por estupro de vulnerável e mãe por omissão após investigação revelar abusos desde os 9 anos, em Grão-Pará

Caso veio à tona após adolescente de 12 anos ser encontrada em desespero no banheiro da escola; polícia aponta violência reiterada dentro de casa.

Polícia Científica de SC lança novo site para agendamento da Carteira de Identidade Nacional

Nova plataforma facilita o agendamento da Carteira de Identidade Nacional com navegação mais rápida, moderna e acessível.