Geral

Educação Integral permite ampliar conhecimentos

Além da matriz curricular, turmas do integral da Satc aprendem a desenvolver habilidades do esporte à culinária

Divulgação/Satc

Tecnologias Aplicadas, futebol, culinária, horta, inglês e dança são algumas das atividades presentes na rotina das turmas integrais do ensino fundamental I do Colégio Satc. Durante a manhã, os alunos participam de oficinas e projetos e à tarde frequentam as aulas das disciplinas da matriz curricular.

Os 1º e 2º anos ficam na turma das professoras Deisi Maria Leandro e Carla Vitória Gonçalves. Já os alunos do 3º, 4º e 5º vão para a sala da professora Taís Agda da Rosa. “Os alunos chegam aqui por volta das 7h. Levamos eles para o momento de recreação, onde jogam e esperam todos os colegas chegarem. Depois tem o lanche, tarefas, almoço e as oficinas que são realizadas ao longo da semana”, explica Deisi.

Nas atividades de culinária, as crianças aprendem sobre o processo de produção dos alimentos, como as pizzas. A parte prática não fica de fora, eles também colocam a mão na massa. O projeto ocorre quinzenalmente e tem acompanhamento com a nutricionista da Satc, Bruna Deolindo Izidro, para garantir que eles aprendam sobre alimentação saudável.

Divulgação/Satc

Alguns dos ingredientes para as aulas de culinária saem de outra atividade, a horta. As turmas conhecem os processos do plantio das frutas, desde o plantio das primeiras mudas à colheita. Por escolha dos próprios alunos, morangos foram plantados e viraram um delicioso mousse de morango no projeto culinária.

Um dos alunos contemplados pelo integral é o Enzo Martins, de 8 anos. Ele não esconde a empolgação ao falar das atividades que fez durante 2019. “A gente trabalhou e fez passeios de acordo com cada projeto. A gente foi na horta, na pizzaria”, conta. Outro trabalho que Enzo ficou animado para fazer foi um foguete inspirado no livro “O Céu de Marcos”, do astronauta Marcos Pontes, atualmente ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Divulgação/Satc

Depois de estudar a obra literária, as turmas confeccionaram foguetes feitos de materiais recicláveis. Em março de 2019, Pontes esteve visitando a Satc e recebeu dos alunos o resultado do projeto. Mas a turminha ainda queria fazer o foguete voar. E o pedido foi atendido na disciplina de Tecnologias Aplicadas. Junto com a professora Franciele Alves eles aprenderam a fazer isso.

Divulgação/Satc

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.