Geral

Ele existe… e mora em Urussanga

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Quem acredita que o Batman só exista nas histórias em quadrinhos e nas telas do cinema está enganado. Ele é real e vive mais próximo do que se pode imaginar, em Urussanga. Os minuciosos detalhes dão vida ao super-herói de muita gente. Em sua batmoto caracterizada, o cavaleiro das trevas do Sul catarinense chama atenção por onde passa, até mesmo dos mais velhos. Sua missão? Ajudar a quem precisa.

Personagem inspira lição de vida

Por traz da pesada roupa preta está o empresário Cristiano Zanetta de Matos, de 34 anos. A paixão pelo personagem vem desde criança. Foi no homem morcego que Matos encontrou a inspiração para lutar contra as dificuldades. Natural do Rio Grande do Sul, sua casa foi consumida pelo fogo quando Matos tinha apenas cinco anos de idade. O fato deixou marcas profundas e o empresário acabou desenvolvendo dislexia. “Foi no Batman que me espelhei para superar essa dificuldade da infância, esse trauma. Tudo o que eu fazia era baseado nele”, relata.

Atualmente, Matos usa de sua própria história de vida para ajudar outras pessoas. Ao menos uma vez por mês, visita crianças e jovens portadoras de câncer do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, por meio da Associação de Voluntários de Saúde da instituição (Avos). Tenta levar a eles um pouco do que aprendeu com o super-herói, transmitir sua força e lição de vida.

“O Batman retrata dor e superação e é isso que eu tento passar para essas crianças, que sofrem com a doença e seu tratamento. É um personagem sem super poderes, mas que com muita força consegue superar as dificuldades”, explicou Matos à reportagem do Portal Clicatribuna. Mesmo com os grandes músculos e a fisionomia séria do cavaleiro das trevas, Matos se mostra emocionado ao contar como se sente levando esperança para as vítimas de câncer. “Fico sem palavras para falar do que sinto nesse momento. Para mim é muito emocionante”.

Detalhes dão vida ao homem morcego

Para dar o máximo de realidade ao personagem, Matos não economiza no vestuário e acessórios. Importou dos Estados Unidos capa, roupa, gadgets do cinto de utilidades, além da máscara que foi produzida no formato da cabeça de Christian Bale, ator britânico que interpretou o homem morcego no cinema. Para complementar, o empresário mandou fabricar uma motocicleta caracterizada com cerca de 280 quilos, que traz diversos recursos que um veículo de super-herói exige, como lança chama e lança granada. “Busquei inspiração na internet. Levou cerca de duas semanas para montar toda a motocicleta. Ainda faltam alguns detalhes que serão finalizados. Foi muito legal participar desse projeto”, conta o projetista da motocicleta, Jucemar Zanetta.

O Batman de Urussanga já é reconhecido por todo Brasil, além de outros países como Estados Unidos e Espanha. De acordo com Matos, muita gente o procura em busca de conselhos e orientação. “Acho muito legal o trabalho dele, principalmente porque ele doa seu tempo para ajudar o próximo”, opina o admirador Michel Stopassolli. Casado e pai de uma menina de cinco anos, Matos conta que a família encara seu amor pelo personagem com naturalidade. “No início minha mulher achava que não iria muito longe, mas ficou surpreendida com a proporção que a coisa tomou. Hoje ela sabe que faz parte da minha vida e do meu trabalho. Já minha filha adora dizer que o pai é o Batman e também gosta de se caracterizar de alguns personagens”, revela.