Geral

Eleição movimentada define novos membros do Conselho Tutelar de Siderópolis

Os cinco novos membros do Conselho Tutelar de Siderópolis foram definidos em eleição realizada nesse domingo, 4, com a participação de 1325 eleitores. Anaci Brunel, Cléo Martins, Claudio Jair Rufino, Maria Nazareth Morais e Sirleide Terezinha ficarão no cargo pelos próximos quatro anos e terão a função de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do município.

A eleição, realizada em cinco locais diferentes para facilitar o acesso da população, transcorreu sem problemas e, segundo a presidente da comissão eleitoral, Gladys Kestering, teve grande participação devido a unificação nacional e empenho dos 14 candidatos. “Foi uma eleição tranquila, onde os próprios candidatos trabalharam para levar os eleitores às urnas. Além disso, a realização conjunta em todos os municípios facilitou a divulgação”, destacou.

Essa foi a primeira vez que a votação para eleição dos novos conselheiros aconteceu de forma unificada em todo o Brasil. Antes, cada município definia o formato e a data para a realização do processo de escolha. “O Conselho é um instrumento nas mãos dos cidadãos para tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, garantindo o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por isso foi importante o envolvimento de todos durante o processo de escolha”, destacou a presidente do Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marilene Machado.

“Estamos felizes pela lisura do pleito e pela boa participação popular. Vamos trabalhar junto com os novos conselheiros para que nossas crianças e adolescentes recebam toda atenção e cuidados que merecem”, enfatizou o prefeito Hélio Cesa Alemão.

Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública local. Atualmente, o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares sendo que 99,89% dos municípios possuem, pelo menos, uma unidade em funcionamento.

Colaboração: Simone Costa

[soliloquy id=”150349″]