Política

Eleições 2018: Justiça Eleitoral esclarece boato sobre processamento dos votos na urna antes da tecla confirma

A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto.

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa. A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto.

O exemplo dado pela Justiça Eleitoral são os diferentes modelos de urnas eletrônicas utilizados nas seções eleitorais de Minas Gerais. Segundo o TRE-MG, a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica.

A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008. Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica.

Ainda, a Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos abaixo.

Com informações do site Diário Catarinense

Notícias Relacionadas

Governador sanciona lei que isenta colaboradores da Justiça Eleitoral e jurados de taxas de inscrição para concurso público

Após sancionar o texto, que vale para concursos no âmbito da administração estadual, o governador destacou que a lei é inovadora e poderá ser copiada por outros estados da federação.

Candidato a governador Gelson Merísio cumpre agenda na região e visita Fontanella Transportes

Eleições 2018: Veja quais documentos levar às urnas neste domingo e como baixar o aplicativo e-Título

O eleitor que fez o cadastramento biométrico pode baixar o aplicativo e-Título e não precisa levar documento oficial de identificação no dia da votação.

Candidato à presidência Geraldo Alckmin cumpre agenda na região

Presidenciável visitou cidades de Forquilhinha e Criciúma na manhã deste sábado. Tucano passará ainda por Içara e Florianópolis, em SC.