Política

Eleições 2018: primeiras horas de votação são movimentadas em Orleans e Lauro Müller

Segundo o chefe da 23ª Zona Eleitoral, Fábio Mendes dos Santos, a demora se deve a adaptação de alguns mesários com o sistema de votação e o número de candidatos que o eleitor deve votar.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Filas com grande número de eleitores são registradas nas primeiras horas nos maiores locais de votação em Orleans e Lauro Müller. A situação é registrada com maior intensidade nas Escolas de Educação Básica Costa Carneiro (4.229 eleitores) e Escola de Educação Básica Walter Holthausen, no bairro Sumaré (2.251 eleitores).

O motivo, segundo o chefe da 23ª Zona Eleitoral Fábio Mendes dos Santos, seria a adaptação de alguns mesários com o sistema de votação e o número de candidatos que o eleitor deve votar. “A gente faz o treinamento com os mesários, mas há o momento de adaptação. Depois de um tempo, a situação se normaliza. E, ainda, tem a situação do número de candidatos que devem votar. São seis nomes. A falta de alguns documentos e também são registrados. Mas, no geral tudo normal”, comenta o chefe do cartório eleitoral.

Já pelo início da manhã, foram registrados ausência de mesários em alguns locais de votação, como na comunidade do Quilômetro Um em Lauro Müller e na Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, no bairro Santista, em Orleans.

“A tendência é diminuir o movimento nos decorrer das próximas horas”, cita Fábio.

Muitas justificativas

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O montante de justificativas para a ausência do voto tem chamado atenção na própria sede do Cartório Eleitoral de Orleans. “Para poder justificar, tem que sair da cidade. Alguns eleitores tem procurado o próprio local de votação para justificar, no qual não é permitido”, ressalta Fábio. Somente nas primeiras horas da manhã, mais de 20 eleitores justificaram o voto na sede da 23ª Zona Eleitoral.

Votação com biometria

“Os eleitores que não realizaram o cadastro biométrico, nada impede dela votar. Só apresentar o documento com foto e realizar o voto”, lembra Fábio. Segundo o chefe de cartório, mais da metade da urnas das duas cidades possuem leitor biométrico.

Em Orleans e Lauro Müller concentram 31.195 eleitores cadastrados para votarem em 104 urnas.

Notícias Relacionadas

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.