Geral

Eleições municipais: treinamento de mesários começa hoje

Por conta da pandemia, capacitação será realizada preferencialmente pela modalidade a distância.

Divulgação

A dois meses e meio das eleições municipais – agendada para o dia 15 de novembro – a Justiça Eleitoral inicia hoje o treinamento para os mesários que atuarão no pleito. Porém, neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, a capacitação será realizada preferencialmente pela modalidade de ensino a distância (EaD).

O treinamento será feito no Portal de Educação a Distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, que pode ser baixado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. “A gente está fazendo o máximo possível online. O que for pelo portal do mesário, é tudo online e o treinamento é todo virtual também. Todo em EaD”, explica o chefe de Cartório da 92ª Zona Eleitoral de Criciúma, José Reus Antônio.

Para participar do curso, o cidadão precisa ter sido previamente convocado pelo cartório eleitoral e ter recebido na sua carta de convocação as instruções para se inscrever no treinamento (local, data, turma e chave de inscrição). Excepcionalmente, por impossibilidade de acesso às plataformas digitais, problemas de conexão com a internet e outras restrições, alguns mesários poderão receber treinamento presencial.

Como em anos anteriores, os Correios serão responsáveis pela entrega de uma parte das cartas de convocação, em que constam a data e a modalidade do treinamento (presencial ou a distância), o período e o meio de acesso ao treinamento (Plataforma de Ensino a Distância ou via aplicativo). Em Santa Catarina, as convocações poderão ser enviadas por e-mail, WhatsApp ou SMS para os mesários (voluntários ou não), desde que autorizado previamente.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Novos nomes do PSD se reúnem para discutir ações para as eleições deste ano

TSE aprova reserva de recursos para negros nas eleições de 2022

Critério de distribuição também deverá ser aplicado no tempo de TV

Gestão de desastre em debate na Amrec nos próximos dois dias

Eleições 2020: PSD projeta eleições a partir da Tríplice Aliança entre PSB e MDB

O presidente Eliandro Bett Giongo falou sobre os preparativos para as disputas eleitorais e ressalta projetos para o crescimento de Lauro Müller