Geral

Eleitores devem se antecipar para evitar filas

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Quem não quiser pegar as tradicionais filas que se formam na Rua Getúlio Vargas, em Criciúma, sempre que o período eleitoral se aproxima, pode já procurar o cartório para resolver as pendências com a Justiça Eleitoral. Essa orientação também se aplica aos outros municípios, principalmente os mais populosos, como Içara e Araranguá.

“O ideal é que o eleitor nos procure até março. Em abril já haverá filas para o atendimento, lembrando que o limite é até 4 de maio”, informa o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Laerte Mattos. Segundo ele, os cartórios de Criciúma estão com movimentação acima do normal neste início do ano porque foram detectadas divergências nos dados pessoais informados por alguns eleitores à Receita Federal e à Justiça Eleitoral, o que acarretou no cancelamento de Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs). “Essas pessoas precisam corrigir os dados informados para que possam ter de volta o CPF. Nesse começo de ano já atendemos cerca de 100 eleitores nessa situação”, explica Mattos.

O dia 4 de maio é a data limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no título eleitoral e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para uma seção eleitoral especial.

Com informações do site Clicatribuna