Clima

Em 12h, Grande Florianópolis teve chuva de um mês, diz Defesa Civil

Foto: Osvaldo Sagaz/Grupo RBS

Foto: Osvaldo Sagaz/Grupo RBS

A Defesa Civil informou que nas últimas 12 horas caiu na Grande Florianópolis o esperado de chuva para todo o mês de fevereiro. Entre a noite de sexta (13) e sábado (14), choveu 178 mm na região, segundo a Epagri/Ciram, que monitora as condições climáticas no estado. O órgão informou que foram registrados 248,4 mm em 72 horas.

Além da Grande Florianópolis, as regiões mais atingidas pela forte chuva foram o Litoral Norte catarinense e parte do Vale do Itajaí. Ruas e avenidas ficaram completamente alagadas. Eventos festivos de carnaval foram cancelados. A Defesa Civil estadual comunicou que trabalha no levantamento das cidades afetadas.

No município de Barra Velha, no Litoral Norte, choveu 69,2 em 24 horas. Já as cidades de São José, na Grande Florianópolis, e Brusque, no Vale, registraram 96 mm e 40,4 mm, respectivamente, no mesmo período.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Itajaí e cidades do Norte do estado – áreas que concentram a maior preocupação das autoridades – vão receber reforço ao longo deste sábado.

Mais chuva no carnaval

Neste sábado (14), deve haver acumulados significativos de chuva em Santa Catarina. A previsão da Epagri é de acumulados de chuva de 20 a 30 mm em média no estado, com pontuais de 70 a 80 mm na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte.

No domingo (15), o tempo segue instável. A Defesa Civil do estado alerta para risco de deslizamentos em todo o Litoral catarinense, devido aos elevados acumulados de chuva nos últimos dias e previsão de continuidade.

Recomendação da Defesa Civil do estado

A orientação do órgão é que as pessoas evitem o contato com as águas e não dirijam em lugares alagados. A população deve evitar transitar em pontilhões e pontes submersas.

Além disso, é importante observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Com informações do site G1 SC