Geral

Em assembleia, Comitê Urussanga aprova substituição de novos membros

Na oportunidade, os participantes deliberaram sobre assuntos ligados ao órgão.

Foto: Divulgação

Representantes de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga se reuniram na tarde desta sexta-feira, dia 29, na sala de reuniões da ACIC, em Criciúma, durante Assembleia Geral Ordinária. Na oportunidade, os participantes deliberaram sobre assuntos ligados ao órgão.

Entre eles, exclusões e inclusões no quadro de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga. A partir deste momento se desligam do órgão o Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) e o grupo Escoteiros de Urussanga, enquanto ingressam para atuação o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Sul de Santa Catarina (CISAM-SUL) e o Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna (IMAJ).

Além disso foram eleitosmembros para ocupar cargos vagos na diretoria do Comitê Urussanga. Agora estará na vice-presidência Ricardo Garcia da Silva, da FUNDAI, bem como na comissão consultiva Melissa Watanabe (Unesc) e Paulo Amboni (Prefeitura de Balneário Rincão), representando a sociedade civil, e Adefonso Baesso (ASTRECAR), representando os usuários de água. O mandato é desta data até 7 de dezembro deste ano.

As atividades realizadas nas etapas iniciais do Plano de Bacia, que está sendo executado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), foi mais um tema abordado no encontro pelo vice-coordenador do projeto, Leonardo Porto Ferreira.

Em outro momento, a Doutora em Geografia, Rose Maria Adami apresentou a experiência exposta pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, no mês de março deste ano. Em um espaço na Vila Cidadã, o órgão mostrou o trabalho executado entre os anos de 2012 e 2016 que contemplou ações envolvendo plano de comunicação, visitas técnicas aos municípios da bacia hidrográfica, atividades de educação ambiental, organização de eventos e campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos.

Durante a assembleia, os representantes de entidades membros também debateram sobre a participação do órgão no XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado em Florianópolis no mês de agosto com o tema “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água”.

Notícias Relacionadas

Em assembleia, participação de membros é enaltecida e reforçada com capacitação

Além da aprovação de alterações de representantes em grupos de trabalho e discussão do processo de seleção, renovação e substituição de organizações e membros.

Rio Urussanga: Cenário desejado é proposto pelos usuários de água

Oficina participativa apresentou dados preliminares do Plano de Recursos Hídricos.

Governador fará lançamento de Plano de Bacia em Urussanga

Escassez de água gera preocupação no período de veraneio

A demanda de consumo de água no verão aumenta consideravelmente em municípios com faixa litorânea inseridos na bacia do rio Urussanga.