Geral

Em Criciúma, crianças e idosos realizam atividades em conjunto

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (15) iniciou o cronograma dos encontros intergeracionais da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Os encontros reúnem os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos e os grupos de idosos. Hoje estão em atividades no Centro de Convivência da Terceira Idade os usuários do serviço que acontece no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Renascer com os grupos de idosos daquele território.

A gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa, Jadna Mendes, afirma que os encontros acontecem para que exista vivência entre gerações e troca de experiências. “Essa convivência é importante para trabalhar a questão do respeito pela pessoa idosa, desde cedo. Tudo isso fortalece os vínculos entre essas faixas etárias”, avaliou. Para este primeiro encontro foi programado atividades recreativas, gincanas e apresentações.

A gerente do Serviço para Crianças e Adolescentes, Samara Barbosa, destaca que o objetivo dos encontros é o da troca de experiência, mas também para que essa nova geração aprenda a lidar e ter paciência com os idosos. Segundo Samara, essas experiências intergeracionais iniciaram em 2014 e serão novamente realizadas neste ano devido aos indicadores alcançados. “Algumas crianças e adolescentes tem a configuração familiar da criação pelos avós. Essa diferença de idade às vezes dificulta a convivência. Esses encontros auxiliam no processo de mediação e relacionamento entre as famílias atendidas e dessa diferença de gerações”, considerou.

A presidente da Afasc, Bebel Búrigo, recorda que no último ano ocorreram rodas de conversa, foram cantadas músicas tocadas na época dos idosos, entre outros resgates. “As crianças precisam conhecer as histórias e os gostos da terceira idade, assim como os idosos devem compreender a dinâmica que as crianças vivem”, salientou.

Cronograma de atividades:

24/04 – CRAS da Próspera e seis grupos de idosos daquele território

01/07 – CRAS Tereza Cristina e os grupos de idosos daquela região

06/07 – CRAS Vila Miguel e grupos de idosos

02/09 – CRAS Cristo Redentor e grupos de idosos

04/09 – CRAS Santa Luzia e grupos de idosos

Colaboração: Jussi Moraes