Geral

Em Criciúma e Araranguá, 310 presos liberados em saída temporária

Retorno está previso até o dia 5 de janeiro de 2019.

Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Um total de 2.706 detentos – 12,63% da massa carcerária – receberam autorização judicial para saída temporária neste fim de ano em Santa Catarina. Destes, 247 são de Criciúma e 63 de Araranguá, totalizando 310 presos. A liberação já iniciou e o retorno está previsto até o dia 5 de janeiro de 2019.

O número geral catarinense representa um aumento percentual de 22,17% em relação a 2017, quando 2.106 detentos haviam recebido o benefício, e pode sofrer acréscimo em virtude de decisões judiciais exaradas de última hora. Os dados foram atualizados pelo Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), por meio do sistema de Informações Penais.

A Saída Temporária é diferente do indulto natalino, uma vez que é direcionada ao preso do regime semiaberto, que possui bom comportamento e tempo de cumprimento da pena. O benefício tem um prazo de sete dias, é autorizado pelo juiz da Execução Penal responsável pela comarca onde o sentenciado cumpre pena e não há distinção pelo tipo de crime cometido, conforme artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP).

Já o Indulto é o perdão da pena imposta ao sentenciado que se enquadre nas normas pré-estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, e é expedido na época da comemoração de Natal. O benefício é de competência exclusiva da Presidência da República, destina-se a um grupo indeterminado de condenados e é delimitado pela natureza do crime e quantidade da pena aplicada, além de outros requisitos estabelecidos.

Com informações do Portal 4oito

Notícias Relacionadas

Presos traficantes que vendiam drogas em frente à casa de investigador em Braço do Norte

A prisão teve participação da Polícia Civil e Polícia Militar

Assaltantes de entregadores de lanches são presos em Orleans

Criminosos ligavam para o estabelecimento, realizavam o pedido e na hora da entrega levavam o dinheiro, o lanche e, até as motocicletas.

Após furto, dois ladrões são identificados e presos em Gravatal

Os suspeitos invadiram uma residência e roubaram diversos objetos. As câmeras de segurança ajudaram a identificar os ladrões.

Homens são presos tentando roubar materiais de uma creche em Criciúma

A creche passava por obras e os ladrões tentaram levar materiais da construção