Saúde

Em curso de gestantes, plantas são entregues para futuros pais

Capacitação é oferecida pelo Hospital Unimed Criciúma há três anos

Há três anos, o Hospital Unimed Criciúma disponibiliza o curso de gestantes e trabalha na orientação e no esclarecimento de dúvidas aos pais. Neste ano, a instituição inovou e passa a entregar plantas aos participantes da capacitação. Ao fim do curso, que é divido em três etapas, os pais recebem uma planta e levam consigo a missão de cuidá-la, assim como o bebê prestes a nascer.

Além do sentimento de cuidado, o Hospital Unimed Criciúma aborda o lado ambiental, ressaltando a importância do cultivo do verde. O curso é ministrado por seis profissionais, sendo duas enfermeiras, uma fonoaudióloga, uma fisioterapeuta, uma nutricionista e uma psicóloga.

Conforme a fisioterapeuta, Morgana Lima, a capacitação é aberta ao público em geral, levando em consideração que muitos passam a utilizar a estrutura do hospital no momento do parto. “Em uma das aulas levamos os pais no local onde ocorre o procedimento. Esta proximidade faz com que os pais tenham uma familiarização com a sala de parto, o que os deixam mais tranquilos”, comenta Morgana.

Durante os dias de curso, são destacados os tipos de alimentos que devem ser consumidos pela mãe e pelo bebê e a importância da atividade física pré e pós-porto, por exemplo. “O casal ainda aprende como dar banho na criança e os pais colocam uma barriga fictícia, simulando a gestação da mãe. Na prática, eles passam a saber como é carregar uma barriga de aproximadamente oito quilos, o peso que uma mulher grávida adquire durante a gestação”, comenta.

Participando pela primeira vez de um curso voltado para gestantes, o casal Rodi Fortunado e Eduardo Pereira aprovou as aulas. Para o futuro pai, o aprendizado do banho, a orientação psicológica e nutricional foram as mais importantes. Já para a mãe, que está com 35 semanas de gestação, as aulas são tranquilizadoras, pois tira a insegurança provocada pela gravidez. “Foi muito interessante e válido estes momentos de aprendizado”, frisa Rodi. 

Colaboração: Douglas Saviato / Novo Texto Comunicação

[soliloquy id=”118374″]