Geral

Em época de estiagem, é preciso economizar água

Defesa Civil informa medidas simples no dia-a-dia que podem fazer a diferença

A estiagem que afeta a região Sul de Santa Catarina nos últimos meses prejudica tanto a vida humana como a animal. A falta de água traz influências negativas para a sobrevivência, principalmente na área rural, onde as famílias já estão dependendo dos caminhões de abastecimento fornecidos pelas prefeituras. Além disso, a agricultura e agropecuária também contabilizam os prejuízos.

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma, o coordenador regional Sul da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, explicou que a única solução para o problema da seca é a vinda da chuva, o que não deve acontecer de forma significativa até fevereiro de 2013. No entanto, ele afirmou que, em épocas de estiagem, uma das formas para amenizar o problema é fazer economia de água.

"É preciso ter cuidado com o desperdício, com a falta de controle no uso da água. Também é possível reutilizar a água. Por exemplo, ao lavarmos roupas. A água do tanque ou da máquina de lavar pode ser usada, ainda, para limpar o chão da casa ou no vaso sanitário. São atitudes simples e que devem ser feitas o ano todo, mas, quando há estiagem, são ainda mais importantes", destacou o coordenador.

Segundo o site Engeplus, o coordenador também informou que nesta semana a Casan já diminuiu a vazão da água que chega nas torneiras das casas. Segundo Silveira, esta também é uma medida de racionamento. "Cerca de 620 pessoas já estão sem o abastecimento da Casan ou Samae no interior da região Sul. Em poços artesanais, a água já está barrenta, com impurezas. Quanto mais próximo da Serra, mais difícil é o fornecimento, quem mora perto do litoral acaba sendo menos prejudicado".

Confira abaixo algumas medidas propostas pela Defesa Civil para períodos de estiagem:

– Utilizar água somente para higiene pessoal e alimentação;
– Não usar a água da torneira para descongelar carnes e outros alimentos;
– Encher a pia com água para lavar louças, pois a economia diária pode ser de 10 a 30 litros;
– Evitar banhos demorados, já que o prazo recomendado é de cinco minutos;
– Lavar várias peças de roupas ao mesmo tempo, evitando o desperdício;
– Fechar a torneira ao lavar louças e escovar os dentes, por exemplo;
– Controlar todo e qualquer tipo de vazamento em casas, apartamentos e estabelecimentos;
– Lavar frutas e verduras em uma bacia e com uso de escova, não embaixo da torneira;
– Evitar lavação contínua de carros, casas, calçadas e fachadas de prédios;
– Como o clima está muito quente e seco, é importante não jogar cigarros ou fósforos acesos nas ruas, principalmente perto de locais com vegetação ou às margens de rodovias, a fim de evitar incêndios.