Economia

Em evento em Criciúma, governador Colombo fala a empreendedores do meio rural nesta sexta

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 500 empreendedores da região Sul, todos apoiados pelo Programa SC Rural, estarão reunidos na sexta-feira (19) no segundo Encontro de Empreendedores do SC Rural, no Pavilhão Jose Ijair Conti, para troca de experiências e palestras sobre tendências e serviços que agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

O evento começa às 13h30 e terá palestras do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, e do governador Raimundo Colombo, além da presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

O Sul do Estado se destaca dentro do Programa SC Rural por ter o maior número de projetos apoiados pelo Programa. São 50 projetos estruturantes implantados ou em execução em 37 municípios da região, além de 20 cooperativas apoiadas pelo Programa e 274 melhorias de sistemas de produção.

Nos últimos cinco anos, o volume de investimentos do SC Rural no Sul chega a R$ 25,5 milhões e são mais de 2.400 famílias beneficiadas.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários.

Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

A programação do encontro:

13h30 – Abertura oficial

14h – Palestra do professor da UFSC, Eugenio Merino, e da professora da UDESC, Giselle Merino, sobre “Alternativas para agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar”

15h – Palestra do professor da UFSC, João Laurindo, sobre “Tendências mundiais, brasileiras e catarinenses para o setor de alimentos e oportunidades para agricultura familiar”

16h – Intervalo

16h30 – Palestra com o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Reiser, sobre “Produtividade e competitividade no Brasil e região”

17h – Palestra do governador Raimundo Colombo sobre “A importância dos empreendimentos da agricultura familiar para Santa Catarina”

18h – Avaliação e encerramento do encontro

 

Colaboração: Secom SC