Segurança

Em força-tarefa, comerciante de Criciúma vai preso em flagrante por receptação

Foto: Divulgação / Guarda Municipal de Criciúma

Foto: Divulgação / Guarda Municipal de Criciúma

A Operação Metal 2, que visa coibir o crime de receptação, prática que fomenta o furto de fios de cobre pertencentes à rede de energia e também telefônica, foi desencadeada na manhã e tarde de ontem em locais de armazenagem de sucatas e ferros-velhos espalhados por diversos bairros de Criciúma. A força-tarefa, composta pelas polícias, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e órgãos da Prefeitura, resultou em apreensões, em uma prisão em flagrante e na instauração de inquérito policial. 

Em um depósito localizado na Avenida Luiz Lazzarin, no bairro Vila Floresta, local que já tinha sido alvo da primeira etapa da operação em março, onde também foram apreendidos fios sem procedência, os agentes encontraram quase meia tonelada de fios de energia, 250 metros de cabos telefônicos já reconhecidos como sendo da empresa Oi e peças automotivas as quais o proprietário terá que comprovar a procedência.

O dono, que já foi flagrado três vezes pela mesma prática, foi autuado em flagrante por receptação e irá passar nesta manhã por uma Audiência de Custódia no Fórum de Criciúma. A juíza de plantão irá decidir se ele responderá ao crime em liberdade, com a imposição de algumas medidas cautelares, ou se será levado ao Presídio Santa Augusta. Em um ferro-velho no Bairro São Luiz, foram apreendidos 40 quilos de cabos telefônicos. O proprietário irá responder em liberdade a inquérito policial pelo mesmo crime por não ser ter passagens criminais.

Motor de veículo furtado

À tarde, em outro ferro-velho, dessa vez no bairro Santo André, as forças de segurança apreenderam o motor de um veículo que levantou suspeita. Com a realização da perícia por parte do IGP foi então constatado que o motor pertencia a um carro furtado. O proprietário do local e os funcionários fugiram assim que viram os componentes da força-tarefa. O motor já foi entregue na delegacia para investigação, principalmente visando apurar quem seria o dono do local para os devidos encaminhamentos.

O furto de fios, principalmente da rede de telefonia que era até então incomum, vem chamando atenção das autoridades. Na semana passada, dois jovens de 22 anos e um homem de 34 anos foram presos no Bairro Próspera, em Criciúma após furtarem 250 metros de fiação telefônica no Bairro São Simão. O trio seria responsável pelo furto de mais de 15 mil metros de fios na região. A pena branda para o furto e a facilidade em vender o material acaba impulsionando a prática criminosa.

Com informações de Talise Freitas / Clicatribuna