Geral

Em greve há 17 dias, bancários promovem a primeira Milhãozada

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os bancários promoveram hoje à tarde a Milhãozada no Itaú do Centro, situado na rua Santo Antônio. No local, foram distribuídos milhos cozidos às pessoas que circularam  próximo à agência. A greve entrou hoje no 17º dia de paralisação atingindo 12.603 agências e 35 centros administrativos em todo o país. 

Em Criciúma e região, mais de 800 trabalhadores estão parados com 50 agências fechadas.“Nós estamos dividindo o nosso milhinho com a população enquanto o Itaú não quer dividir seu milhão com os seus trabalhadores. O protesto quer chamar a atenção da sociedade para a disparidade entre o alto lucros dos bancos e a proposta de arrocho salarial que os mesmos estão fazendo, mostrar que este lucro vem do trabalho dos bancários, da alta taxa de juros e das elevadíssimas tarifas que os bancos cobram de seus clientes”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Edegar Generoso.

Desde terça-feira, dia 20, o Comando Nacional dos Bancários estão realizando mesas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo buscando avançar nas propostas.

Ontem os bancários rejeitaram a proposta de 8,75% feita Fenaban para reajustar salários, piso, PLR, vales e auxílios, e sem abono. Hoje uma nova rodada começa as 17h. Este índice, pontua Edegar, representa perda de 1,03%. “O valor não repõe a inflação de 9,88% (INPC do período) e queremos aumento real”, critica o sindicalista.

Os bancários reivindicam 16% de aumento (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego e fim da terceirização entre outros.  A data-base é 1º de outubro.

Quadro da Paralização 

1-Criciúma

Todos os bancos e as 29 agências estão fechados. Somente os PABs do Bradesco Giassi e Angelônia estão abertos.

2–Içara
Todos os cinco bancos fechados.

3-Siderópolis
BB  e Caixa fechados e Bradesco aberto.

4-Cocal do Sul
BB, Caixa Bradesco e HSBC fechados.

5–Urussanga
BB, Caixa fechado e Bradesco aberto.

6-Morro da Fumaça
BB, Caixa e HSBC fechados e Bradesco aberto.

7-Nova Veneza
BB e Caixa fechados.

8-Forquilhinha
BB, Caixa e Bradesco fechados.

Colaboração: Maristela Benedet