Geral

Em homenagem, bombeiros revivem enchente de 74

Fotos: Guilherme Simon/DS

Fotos: Guilherme Simon/DS

Bombeiros que atuaram durante a enchente de 1974 em Tubarão foram homenageados ontem à noite em uma cerimônia realizada no 8º Batalhão de Bombeiros Militar. Entre eles, os irmãos Amauri Martins e Dilsonir José Martins.

“São momentos que a gente não consegue apagar da memória”, afirma Amauri, que hoje está com 65 anos. Ele tinha 22 quando a Cidade Azul enfrentou a sua maior tragédia. “Foram momentos muito difíceis”, complementa.

Entre as experiências marcantes, uma não sai da cabeça de Amauri. Foi quando ele lutou para salvar a própria vida. “Eu fui atender a uma ocorrência a pé, um resgate de um casal em uma residência, e quando cheguei perto do Colégio Lar da Menina fui surpreendido pela força da correnteza”, recorda.

Amauri conta que foi levado pela água e só se salvou porque conseguiu se segurar no portão do colégio, que estava aberto. “Me agarrei ali e consegui pular para dentro do cercado da escola para me salvar”, lembra.

Já Dilsonir, que está com 70 anos, era comandante da guarnição no dia em que o Rio Tubarão transbordou, naquele 24 de março. A memória mais marcante dele foi justamente a primeira. “Saímos para a ocorrência e não conseguimos mais voltar. Estávamos na região do hospital e a água não parava de subir. Mas conseguimos salvar muitas pessoas.”

No outro momento, atuou no salvamento de um senhor idoso, que não conseguia andar. “Ele estava sozinho em casa, deixaram ele lá, na parte de cima do telhado. Conseguimos resgatá-lo e levá-lo até a Catedral, onde as pessoas estavam sendo socorridas”, conta.

Os dois irmãos não trabalharam nas mesmas operações de salvamento. “Cada um ficou em uma margem diferente da cidade”, recorda Dilsonir. Mas ontem à noite, o sentimento era o mesmo. “A gente fica muito feliz e muito lisonjeado com essa lembrança”, afirma Amauri.

Além da homenagem aos bombeiros que atuaram em 1974, a solenidade também marcou a formatura do Curso Básico de Atendimento e Emergência, homenagem a quatro bombeiros militares que passaram à categoria de reserva e entrega de dois veículos para uso administrativo dos bombeiros, adquiridos em parceria entre a prefeitura de Tubarão e o Corpo de Bombeiros Militar de SC.

Com informações do Jornal Diário do Sul