Geral

Em nova reunião, Governo do Estado avança na criação de protocolos para eventos testes em SC

Além da realização de um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar, será incluída nos testes uma atividade esportiva promovida pela Fesporte

Divulgação

O Grupo de Trabalho (GT) que discute a retomada de eventos no Estado teve mais uma reunião nesta quarta-feira, 2, para avançar nas tratativas sobre a realização de eventos testes. Uma proposta detalhada de quatro atividades, com as medidas sanitárias aplicáveis a cada uma, foi encaminhada para análise de especialistas da Saúde. O comitê é formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde e representantes de entidades do segmento.

Além da realização de um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar, será incluída nos testes uma atividade esportiva, promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que também participou da reunião desta quarta. Outro avanço importante foi o anúncio de que Santur está finalizando a contratação da ferramenta de rastreamento que será disponibilizada para monitorar a participação de público nesses eventos. As medidas atendem à determinação do governador Carlos Moisés de viabilizar atividades econômicas com respeito às regras para prevenção da disseminação da Covid-19.

“Para a próxima reunião do GT planejamos trazer um representante da empresa contratada para explanar sobre o funcionamento da ferramenta e sanar dúvidas. Também estamos discutindo com a Saúde sobre o acesso à base de dados para o monitoramento”, antecipou o assessor especial da Santur, Renê Meneses.

Sobre a data dos eventos-testes, o grupo sinalizou a possibilidade de realizá-los entre julho e agosto, dependendo do panorama da pandemia no Estado. “Além de protocolos para cada tipo de evento, vamos sempre levar em conta o cenário da pandemia, para no momento oportuno avançar na retomada dos eventos do estado com segurança”, frisou a diretora da Vigilância Sanitária, Lucélia Kryckyj.

A participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no GT está sendo articulada. O objetivo é que a instituição colabore com a metodologia de monitoramento e avaliação de todas as etapas das atividades – antes, durante e depois.

Das entidades, estavam representadas na reunião a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC), Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SC), União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Floripa Convention/Fortur, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Senac, Fecomércio-SC e Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo).

Notícias Relacionadas

Incêndio provoca a morte de 10 pessoas em pousada de Porto Alegre

Outros sete ficaram feridos

Motorista com sinais de embriaguez capota carro em Orleans

Segundo os bombeiros, homem recusou ser encaminhado ao hospital e deixou local do acidente

PM prende mulher por agredir marido e tentar destruir o carro dele com uma pá em Braço do Norte

Segundo uma testemunha, a esposa chegou a jogar o companheiro, que é cadeirante, no chão

Tigre só venceu uma vez em São Januário em nove partidas