Geral

Em operação conjunta, Vigilâncias Sanitárias capturam 15 escorpiões

Os locais vistoriados e onde foram encontrados os espécimes são todos nas proximidades do elevado da BR-101.

Foto: Divulgação

Um total de 15 escorpiões foram capturados por técnicos das vigilâncias sanitárias municipal e estadual em operação realizada no fim da tarde e noite de terça-feira (19)em bueiros da Avenida Nossa Senhora da Conceição, principal acesso a Maracajá, e em uma residência. Os locais vistoriados e onde foram encontrados os espécimes são todos nas proximidades do elevado da BR-101.

Conforme os técnicos das vigilâncias sanitárias, os bueiros e caixas de gorduras das residências são locais onde se proliferam baratas, principal alimento dos escorpiões. A preocupação é que a partir das tubulações de águas pluviais os escorpiões tenham acesso ao interior de residências por sistemas hidráulicos. Manter ralos tapados enquanto não são usados é uma forma de prevenção.

Fábio Sabino, da Vigilância Sanitária estadual explica que o fundamental para prevenir é manter os ambientes limpos, sem lixo, restos de madeiras e materiais de construção acumulados, jardins e terrenos com vegetações densas e altas. Gretas em paredes e muros devem ser fechadas e sob armários e outros móveis devem ser limpo constantemente, pois serve de abrigo aos animais.

Os escorpiões ocupam as cidades em busca de alimento fácil e abundante, como as aranhas, baratas e outros insetos. Onde há essa oferta, cresce muito a probabilidade de se encontrar um escorpião para aproveitá-la. Limpezas regulares das residências, fechamento de ralos e até mesmo dedetizações regulares reduzem muito as populações dessas presas e dão conta desse item na maioria dos casos.

Não há venenos específicos contra os escorpiões e tentar eliminá-los desta forma é preocupante. Conforme os técnicos, as fêmeas não precisam de machos para se reproduzir e iniciam este processo sempre que têm suas vidas ameaçadas. “A prevenção e a higiene dos ambientes, dentro e fora de casa, é a ação mais correta”, reafirma Carlos Fernando Costa, da Vigilância Sanitária de Maracajá.

Outra recomendação é afastar 10 centímetros as camas das paredes e impedir que lençóis e cobertores toquem o chão. Em caso de acidente de picada pelo escorpião a ação mais segura é encaminhar a vítima rapidamente para um hospital e, se possível, capturar o animal agressor para que seja identificado e utilizado o medicamento mais adequado.

Foto: Divulgação

Colaboração: Comunicação Maracajá 

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.