Poder Legislativo

Em sessão atípica, Hildegart Tessmann Durigon é eleito presidente da Câmara de Orleans

Valentim Bardini (MDB), Lucas Librelato (PSDB) e Pedro João Orbem (MDB) também fazem parte da Mesa Diretora eleita para 2019.

Foto: Divulgação

Em uma sessão atípica, o novo presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Hildegart Tessmann Durigon (PSDB), foi eleito na manhã do último sábado (15), por 6 votos a 5. A sessão que elegeu a Mesa Diretoria de 2019 foi marcada pelo plenário lotado e vaias contra a Chapa 2, eleita.

A escolha da maioria dos vereadores divergiu da vontade da maior parte das pessoas que se fez presente e que manifestou apoio à vereadora Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB), presidente da Chapa 1.

Além de Hildegart Tessmann Durigon (PSDB), foram eleitos: Valentim Bardini (MDB) como vice-presidente, Lucas Librelato (PSDB) como 1º secretário e Pedro João Orbem (MDB) como 2º secretário. Familiares, amigos e apoiadores também estiveram prestigiando os vereadores que irão compor a Mesa Diretora em 2019.

Votaram na Chapa 2: Antônio Dias André (MDB), o Geada; Edson Ribeiro (PR), o Titi; Hildegart Thessmann Durigon (PSDB); Lucas Canever Librelato (PSDB); Pedro João Orbem (MDB); e Valentim Bardini Sobrinho (MDB), o Tim Baleiro. Votaram na Chapa 1: Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB); Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá; Paulo Canever (PSD); Rodinei Pereira (PSD), o Galego; e Udir Luiz Pavei, o Dija.

Foto: Divulgação

Confira o discurso do presidente eleito, Hildegart Tessmann Durigon (PSDB):

“O presidente é o responsável por conduzir os trabalhos do Poder Legislativo, mas tem por gerir administrativamente a Câmara de Vereadores. O mandato é de um ano, mas, dentro de uma legislatura de quatro anos, é a continuidade de um trabalho que já foi bem conduzido no ano de 2017, pelo vereador Lucas Canever Librelato, e no ano de 2018, pelo vereador Pedro João Orbem. Eu vou exercê-lo no ano de 2019 com honra, como os senhores que me antecederam. Com muita alegria, mas total serenidade, assumirei no ano de 2019 a presidência do Poder Legislativo do município de Orleans.

Tenho a trajetória de muito trabalho. Desde cedo, aprendi no atendimento aos clientes do Banco do Brasil a ouvir as pessoas, suas necessidades e seus sonhos. Conhecíamos e conhecemos as necessidades do agricultor, empresário, trabalhador, pai, mãe e do filho que quer dar um rumo à sua vida. Conhecemos as dificuldades das entidades de assistência e também as suas vitórias. Atrás da mesa do banco, o relacionamento foi conquistado com diversas pessoas.

Foi a base para o início de uma militância política que começou 25 anos atrás. Percorri o município para estabelecer uma nova ideia. Formamos o PSDB. Tenho total convicção que um mandato exercido com zelo, com recurso público, é fundamental para ter sucesso nas execuções das políticas públicas. Desta atitude, depende o estabelecimento da confiança do cidadão para com seu representante no Executivo ou no Legislativo. Em que pese a independência do Poder Legislativo em relação ao Poder Executivo, acredito que o trabalho harmônico é fundamental para o bom crescimento do nosso município e a melhora da qualidade de vida de nossos cidadãos, que é nosso principal objetivo. O Legislativo não pode bloquear as ações iniciadas no Executivo, mas ao Executivo cabe dar ouvidos aos anseios que brotam nesta Casa.

Neste tempo de profundo desgaste de atividade política que estamos passando em nosso país, independentemente de nossas posições e lados, temos que ter nossos corações e mentes voltadas para o bem comum do povo orleanense. Não só de fala para parecer, mas de fato. Não sou militante de redes sociais, mas em tempos de fake news, temos que estar atentos às mentiras que se multiplicam nas redes, tripudiando-as. Devemos multiplicar as verdades e, para que isso ocorra, temos que buscá-las onde elas estiverem. Temos que construir, é o nosso dever. Muito obrigado!”.

Em suas redes sociais, a vereadora Mirele também se manifestou. “Agradeço de coração todas as mensagens de apoio e carinho à minha candidatura à presidência da Câmara. Não recebi os votos necessários para ganhar, mas me sinto feliz, pois mesmo com todas as adversidades, eu não desisti. Desejo boa sorte ao vereador Hildegart, eleito o presidente, junto com sua equipe, os vereadores Tim Baleiro, Lucas Librelato e Pedro Orbem, que fazem parte da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Orleans para o ano de 2019. Eu sigo firme, legislando e fiscalizando, cumprindo com a minha função de vereadora. E o mais importante, trabalhando com muito amor por Orleans. A palavra do dia é gratidão”, declarou.

Confira a sessão de eleição na íntegra através do vídeo abaixo:

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.