Geral

Em Treviso, moradores denunciam crime ambiental

Imagens flagraram rejeitos de carvão sendo despejados no Rio Mãe Luzia. Fundação colhe informações.

Foto: Divulgação

Moradores da cidade de Treviso regis- traram em vídeo esta semana o descarte de rejeitos de mineração no Rio Mãe Luzia. As imagens foram enviadas ao empresário Mário Anelli, que faz parte do Fórum pela Despoluição do Rio Mãe Luzia e do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, e ele fez a denúncia na Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev).

“Essa não é a primeira vez que isso acontece e, por conta dessa repetição, as mineradoras foram obrigadas a instalar câmeras de monitoramento nas saídas dos canos para os rios e a fundação fez a verificação dessas câmeras e nos avisaram que já foi identificada a fonte de onde vazou esse material”, comenta Anelli.

Autuação à empresa

O nome da empresa responsável não foi divulgado, mas, de acordo com o empresário, a informação que foi repassada é de que haverá uma autuação e investigação sobre o crime ambiental. “Ele não me disse qual é a empresa, até porque os responsáveis têm que ser autuados, tem que ter um tempo para apresentar defesa”, relata Anelli.

Para o representante dos movimentos ambientais, essa é uma situação preocupante e que precisa de providências mais efetivas para que não se repita mais uma vez. “A gente vê que o peixe não vai voltar para o rio se eles continuarem soltando água de carvão. Esse não é um crime de hoje, são ações do passado também, recuperações ambientais que não foram bem feitas e que continuam vazando água ácida para os rios”, declara.

Município investiga

“A gente participa de fórum, gasta gasolina para se locomover para lá e para cá, gasta energia, e nada acontece. O rio vai continuar poluindo se não for feito nada a respeito des-ses crimes”, completa Anelli.

O engenheiro ambiental da Funtrev, Vinicius Pasquali, afirmou que ainda está levantando as informações a respeito do caso e que, por enquanto, não irá se manifestar.

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Carro esportivo de luxo é apreendido com mais de R$ 15 mil em débitos, em Araranguá

Agentes abordaram o motorista, de 27 anos, após denúncia por direção perigosa.

Morador tem bens e dinheiro furtados de casa em Orleans

Conforme a Polícia Militar, o crime ocorreu no intervalo de aproximadamente duas horas, entre a saída e o retorno dos moradores.

Moradores pedem aos vereadores mais segurança no acesso ao Bairro Nova Orleans

Em sessão nesta segunda-feira (9), os vereadores abordaram algumas questões sobre a saúde municipal e aprovaram um projeto de lei.