Saúde

Em Tubarão: pacientes em monitoramento efetuam testes rápidos

Ao todo foram 145 testagens rápidas para a detecção de anticorpos da Covid-19. Os resultados gerais, serão copilados e divulgados nesta terça-feira (5).

Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu a testagem rápida de 145 pessoas para a detecção de anticorpos da Covid-19. A mobilização ocorreu na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, com o funcionamento de forma segura para profissionais e pacientes, por drive thru. Os resultados gerais, serão copilados e divulgados no boletim desta terça-feira (5).

O grupo testado foi formado por pacientes que estavam em monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde – COEMS, escolhidos através do método de randomização. Esse método significa que a seleção aconteceu de maneira aleatória, fazendo parte dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, como a universalidade aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

“Esse processo é para que todos tenham a mesma chance de poder realizar o teste, já que não possuímos testes para todo mundo. E, também foi realizado em alguns profissionais de saúde do município que foram notificados como casos suspeitos da doença.”, relata a gerente de saúde, Chaiana E. Mendes Marcon.

Em busca de analisar os pacientes suspeitos há algum tempo pelo COEMS, a testagem buscou identificar se houve a presença de anticorpos IgG e IgM, da infecção e da imunidade. “Buscamos verificar alguns pacientes para saber se realmente eles apresentaram a Covid-19 em Tubarão. E se já possuem anticorpos, os que positivarem, para assim serem liberados para as atividades rotineiras”, salienta o diretor-presidente da FMS, Daisson José Trevisol.

Como que funciona?

O aparelho possui um espaço, onde é colocado o sangue coletado do paciente. Assim, é adicionado a ele um reagente e, dentro de, no máximo, 10 minutos já é possível ter o resultado. Esse resultado pode ser negativo; positivo para IgM (anticorpo imunoglobulina M) que significa que o paciente está na fase aguda da doença, com possibilidade de transmissão; e positivo para IgG (anticorpo imunoglobulina G) que significa que o paciente já teve a doença e está imune.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Criciúma irá realizar testes rápidos aleatórios para estimar prevalência da Covid-19 em moradores

Ação é pioneira em Santa Catarina e uma das primeiras no Brasil. Secretaria de Saúde e Unesc realizaram levantamento que servirá de critério para aplicação de testes rápidos em moradores, já a partir desta segunda-feira (20)

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.

Estado distribui 20 mil testes rápidos, 3 milhões de pares de luvas e 50 mil máscaras

O material, enviado pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (13), está sendo repartido pelas macrorregionais de saúde do estado.