Geral

Embrapa faz levantamento de custo de produção de frangos na região

O relatório, que está sendo elaborado pelos profissionais da Embrapa, será entregue à empresa JBS.

Com o objetivo de realizar um levantamento minucioso do custo de produção de frangos na região Sul do Estado, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa estiveram em Lauro Müller nesta quarta-feira (20) e vão percorrer aviários da região, a convite da Associação dos Avicultores do Sul Catarinense.

Conforme o pesquisador da Embrapa, Jonas Irineu dos Santos Filho, as visitas estão sendo realizadas com a finalidade de calcular os custos de produção para produtores de frangos e ovos férteis. “Nossa missão é intermediar um acordo entre os agricultores e a empresa abatedora. Vamos tentar encontrar uma forma para que eles negociem uma receita favorável para ambos. Estou confiante de que eles vão entrar em um consenso para que todos os lados saiam ganhando”, disse o pesquisador.

Três aviários foram visitados no município. Além dos pesquisadores, representantes da empresa JBS e da Associação dos Avicultores acompanharam o trabalho. Os pesquisadores fizeram aos produtores inúmeros questionamentos que ajudarão a identificar questões que possam ser modificadas na gestão deste processo.

O relatório, que está sendo elaborado pelos profissionais da Embrapa, será entregue à empresa JBS, em uma reunião que deve acontecer nesta sexta-feira (20), quando a empresa deverá apresentar aos agricultores as propostas sobre o rol de reivindicações que foi encaminhado há alguns dias.

Conforme o presidente da associação, Emir Tezza, a vinda da Embrapa faz parte de um acordo entre os produtores e a empresa JBS. “A presença deles aqui é muito importante para nós. Agora vamos saber, de forma detalhada, o quanto o produtor está gastando para criar um frango. Acho que com isso entraremos em um acordo. Caso contrário, teremos que promover uma paralisação total nos serviços”, disse Tezza.

Uma assembleia geral dos produtores está marcada para este sábado (23), às 14 horas, na Associação Comunitária do Rio Maior, em Urussanga. Na oportunidade eles irão analisar as propostas da empresa JBS e decidir se irão ou não paralisar as atividades, dando início a uma greve.

Entre os 19 itens reivindicados pelos produtores, três são considerados por eles como prioridade: preço pago pelo frango, reintegração de produtores desligados e revisão dos contratos.

[soliloquy id=”47411″]