Saúde

Emenda parlamentar coletiva para o Hospital Santa Catarina é aprovada no Congresso Nacional

Orçamento da União de 2014 inclui a destinação de R$ 25 milhões para a unidade, que atende pessoas de todo o Sul do Estado.

Foto: Carlos Taranto Filho

Foto: Carlos Taranto Filho

Em visita ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, na tarde dessa terça-feira (21), o prefeito Márcio Búrigo e o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Marco Tebaldi, anunciaram a esperada aprovação da emenda parlamentar coletiva ao Orçamento da União de 2014 para a finalidade da realização das obras na unidade. Os recursos solicitados, na ordem de R$ 25 milhões, contemplarão a edificação de todas as estruturas que tornarão pleno o funcionamento da unidade. Na avaliação das autoridades, trata-se de um passo importante para a concretização do sonho.

Em meados do ano passado, o Fórum Parlamentar Catarinense, órgão constituído pela representação do Estado no Congresso Nacional, deliberou pela inclusão do projeto do Hospital Santa Catarina entre as propostas de emendas parlamentares coletivas ao Orçamento da União. Os 16 deputados federais e os três senadores foram signatários do documento levado pelo prefeito Márcio Búrigo em duas reuniões do órgão, uma de abrangência regional Sul em Criciúma e um encontro ordinário em Brasília. O pleito tramitava na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional.

A dedicação das lideranças municipais, estaduais e dos colegas de Fórum Parlamentar Catarinense foram enaltecidas pelo deputado federal Marco Tebaldi, que salientou que ainda há um caminho longo a se percorrer. “Conseguimos uma parte muito importante, que foi a aprovação no orçamento deste ano. Agora entramos numa fase de trabalhar muito, tanto em Brasília como junto ao Governo do Estado, para obter a liberação dessas verbas o mais rápido possível. O Fórum Parlamentar Catarinense celebra esta conquista e continuará vigilante ao andamento desta matéria”, garantiu.

A planta do Hospital Santa Catarina, salienta o prefeito, está internalizada no Ministério da Saúde e na Secretaria de Estado da Saúde. O projeto completo prevê a construção de toda a estrutura de apoio à operação da unidade hospitalar, que inclui o centro cirúrgico, central de material e esterilização, serviço de nutrição e refeitório, lavanderia, necrotério, saídas de emergência, subestação e grupo gerador e depósito de material para ajardinamento.

A comitiva liderada por Búrigo e Tebaldi contou com a presença do vice-prefeito Verceli Coral, da secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá e os vereadores Dailto Feuser, Sílvio Ávila Júnior e Vanderlei Zilli, além da diretora do hospital, irmã Elaine Carlos Raulino. O grupo, acompanhado da imprensa local, visitou as obras da ala materna, que está em construção.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC