Educação

EMI: Uma nova forma de educar que vem dando bons frutos na Escola Walter Holthausen

A Escola de Educação Básica Walter Holthausen, de Lauro Müller uma das pioneiras em trabalhar com o Ensino Médio Inovador (EMI) vem buscando ampliar suas instalações para melhor atender seus alunos, a unidade dispõe, hoje, de aproximadamente quinhentos e quarenta alunos sendo esses de Ensino Médio Inovador,  Médio Regular e Médio Profissionalizante (Magistério e Enfermagem).

O Ensino Médio Inovador teve início na unidade escolar em 2012 com o objetivo de preparar os educandos para o trabalho e formar pessoas capacitadas, atentas às transformações da sociedade, compreendendo os fenômenos sociais e científicos que permeiam o seu cotidiano, possibilitando, ainda, a continuação de seus estudos.

Em síntese, alunos de EMI têm uma proposta de trabalho diferenciada, os mesmos permanecem na escola em período integral três dias na semana, onde almoçam, participam de viagens de estudos frequentemente, utilizam os laboratórios de leitura, de matemática, de informática e de química, (todos com profissionais habilitados na área que atuam)  e ainda dispõem de profissionais para aula reforço, horário de convivência e coordenadores pedagógicos.

“O curso é muito produtivo, as aulas são interessantes pois temos uma grade diferenciada como aula de informática, empreendedorismo e até teatro. A comida também é muito boa e os nossos horários sempre organizados para melhor nos atender.” conta um dos alunos que participa do EMI.

O projeto obtém um recurso financeiro recebido do FNDE / PDDE o qual está sendo empregado totalmente para esses alunos. A escola adquiriu com essa verba, nas últimas semanas, materiais como liquidificador industrial, microscópio, TV, avental, jalecos, jogos educativos, banquetas e materiais para laboratório de química, máquina digital semi-profissional, notebook, impressora, tablet, enfim, vários equipamentos, além de materiais didáticos, para disponibilizar aos alunos laboratórios equipados nos quais os professores possam ministrar suas aulas fazendo uma relação entre teoria e prática e possibilitando, dessa forma, a interdisciplinaridade.

Atualmente com duas turmas de Ensino Médio Inovador, o que totaliza 41 alunos, o programa está trabalhando um projeto com o tema “Sustentabilidade: conhecimento, cidadania e ambiente” no qual os professores desenvolvem atividades relacionadas ao assunto, com viagens direcionadas a lugares que tratam do tema abordado.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos alunos do EMI, destacam-se no semestre:
– Palestra de abertura do projeto com o professor Carlayle de Menezes (UNESC);
– Visita ao frigorífico Santo Agostinho (Lauro Müller);
– Visita a SAMAE (Orleans);
– Visita a CASAN (Lauro Müller);
– Visita ao Parque Ecológico da Tractebel (Tubarão);
– Palestra com a professora Julciane Ribeiro (Curitiba);
– Visita a Reserva Gaia Village (Garopaba).

Ainda estão programadas para este semestre: Visita a Barragem do Rio São Bento, Mina Octavio Fontana, Klabin, Museu Cruz e Souza, Museu de Artes e Casa de Eli Hall.

Assim, a equipe Walter Holthausen, (direção, setores pedagógico e administrativo, professores e funcionários) vem diariamente se empenhando para melhor atender seus alunos, pais e comunidade em geral.

Colaboração: Roseli Hoffmann

[soliloquy id=”31099″]