Cultura

Emoções dão o tom da noite de abertura do Festival Internacional de Corais

Plateia aplaudiu de pé todos as apresentações no Teatro Elias Angeloni

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

A sobriedade dos mais experientes intercalada e, por vezes, casada com a energia dos mais jovens coralistas preencheu o palco e toda a plateia do Teatro Elias Angeloni na noite de abertura do Festival Internacional de Corais de Criciúma. Talentos da região, dois grupos de fora de Santa Catarina e o estrangeiro Coro Espiritu Santo, da Cidade do Leste (Paraguai) empolgaram e emocionaram os presentes, nessa quarta-feira. A programação do evento se estende no município sede e em outras nove cidades da região até domingo (24).

Os primeiros a se apresentarem foram os anfitriões da Associação Coral de Criciúma, junto à Orquestra Sinfônica de Criciúma (Oscri) durante a solenidade de abertura, que contou com autoridades municipais e do segmento coralista. O Grupo Vocal Espírita Valdenir Zanette, que homenageia um dos principais expoentes do canto coral de Criciúma deu seguimento à programação.

De Tubarão, o Coral GAM Em Cantos arrancou aplausos da plateia trazendo canções populares, principalmente com “Hablar con Diós”, que emocionou o público. O surpreendente Coral Jovem Pio X, de Jundiaí (SP) levou encenações e movimentos aliados à muita virtuosidade das vozes que o integram com músicas de rock e samba. A região Sul Catarinense voltou à evidência com a presença do Coral da Unesc e a Associação Coral de Içara.

Um pouco da música paraguaia foi apresentada aos criciumenses pelo Coro Polifônico Espiritu Santo, da Cidade do Leste. Em seguida, um pouco de gingado da Música Popular Brasileira com outros números irreverentes e bem executados puderam ser vistos no Coral Sicoob, de Brasília (DF).

A presença de tantos corais, tanto de fora como os locais, oferecem uma grande oportunidade à Criciúma e região de conhecer novas culturas, na avaliação do presidente da Fundação Cultural de Criciúma.. “Esse intercâmbio configura o nosso principal objetivo no Festival de Corais. É muito valioso para os nossos músicos locais e quem ganha principalmente com isso são as pessoas que vêm assistir”, ressaltou.

A programação completa do Festival Internacional de Corais pode ser conferida através do sitewww.criciuma.sc.gov.br, clicando no link da Fundação Cultural de Criciúma.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC