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Empreendedores de Criciúma e região compartilham dicas no SC Que Dá Certo

Esses foram alguns dos destaques levantados pelos painelistas que participaram do SC Que Dá Certo em Criciúma, da noite da última terça-feira (25).

Divulgação

Para empreender é preciso muito mais que vontade, nessa caminhada são necessários que outros fatores estejam alinhados ao desejo, como a coragem, a busca pelo conhecimento e a empatia com as pessoas, sejam elas clientes, sócios ou colaboradores. Esses foram alguns dos destaques levantados pelos painelistas que participaram do SC Que Dá Certo em Criciúma, da noite da última terça-feira (25). O projeto da NSC Comunicação é palco de grandes histórias de empreendedorismo que deram certo e que hoje podem servir de inspiração para outros empresários e gestores.

Entre as mudanças de áreas, os desafios do mercado e as tentativas frustradas, os empreendedores Tatiane Albino da empresa Tati Albino Modeladores, Edmilson Zanatta da Tintas Farben e Ramon da Silva Maciel da Simples Dental contaram detalhes da construção das suas empresas e dividiram dicas, valiosas para quem quer ter o próprio negócio ou quem já está empreendendo.

Tatiane Albino/Tati Modeladores:

Em 2016, Tatiane pediu demissão e empreendeu aproveitando a oportunidade de um mercado crescente de modeladores para fins estéticos. Atualmente, pelos menos dois dos produtos possuem patente de inovação nacional e internacional.

1) Quais foram os desafios de empreender?

Foi preciso muita coragem de recomeçar do zero, em um contexto onde muitos se amedrontam com cenário de crise Outros desafio foi blindar o negócio para que contratempos na qualidade de fornecedores não causasse prejuízos, riscos de imagem e até mesmo arruinassem o negócio que estava começando. Tive que aprender a controlar a razão entre a vontade de crescer e o crescimento sustentável, já que a vontade de crescer pode reduzir a vida útil da empresa e do produto.

2) Cinco dias para quem quer ter o próprio negócio?

Ter de forma clara qual será o posicionamento no mercado e propósito de seu produto. Evitar o começo com capital de terceiros. Aprender a usar a palavra NÃO. Agir conforme as regras e leis fiscais vigentes. Mapear concorrentes reais e montar estratégias diferente das que eles usam.

Edmilson Zanatta/Tintas Farben:

A empresa, criada em 1993, desenvolve e produz tintas e vernizes para os setores moveleiro, automotivo, industrial e imobiliário. A indústria começou com uma capacidade produtiva de 30.000 litros/mês, mas com investimento em pesquisas e inovação, um dos principais focos, supera a marca de 2 milhões de litros/mês.

1) Quais foram os desafios de empreender?

O cenário de 25 atrás era diferente do de hoje, mas os desafios do início de um negócio continuam os mesmos. O primeiro deles é escolher o produto certo. Quando se fala em tintas, há uma grande variedade de segmentos em que se pode atuar. Então nosso primeiro desafio foi a escolha do melhor segmento para atuarmos. Depois que optamos pelas tintas para a indústria moveleira, precisamos identificar o tamanho do mercado, os riscos, o investimento necessário, a situação econômica do país, pois tudo isto podem significar oportunidade ou desafio. Quando o negócio amadurece, o desafio é o crescimento, cuidar dos custos, do caixa da empresa.

2) Cinco dias para quem quer ter o próprio negócio?

Conhecer bem o produto, como está se comportando hoje no mercado e quais os riscos para o futuro dele. Ter foco e determinação, pois as tentações para sair do negócio são grandes. Acreditar no produto e no negócio. Persistir. Não misturar o caixa da empresa com o pessoal. Entender que pessoa física e jurídica são diferentes. É preciso saber separar bem desde o início.

Ramon da Silva Maciel/Simples Dental:

A Simples Dental se tornou o software odontológico mais usado na América Latina. Através de parcerias, entre elas com uma das maiores empresas de produtos odontológicos, soma mais de 25 mil clientes, que usam o sistema catarinense para agendamento de consultas, gestão financeira e até campanhas de marketing.

1) Quais foram os desafios de empreender?

Conseguir os primeiros clientes. Não ter apoio de pessoas que são importantes para você

ter que crescer muito rápido, e mudar a maneira como trabalha drasticamente. Empresas que crescem estão sempre um passo à frente da zona de conforto. Outro desafio foi demitir pessoas queridas.

2) Cinco dias para quem quer ter o próprio negócio?

Persistência é essencial. Ficar rodeado de boas pessoas. Ser humilde e estar sempre disposto a melhorar e aprender. Ser cara de pau, e ter coragem para fazer o negócio dar certo. Aceitar a mudança e entender que ela será constante.

O SC Que Dá Certo 2019 conta com o patrocínio de Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro).

Colaboração: Atré Comunicação 

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