Geral

Empresário de Tubarão registra encontro com baleias

Empresário de Tubarão registra encontro com baleias

Foto: Divulgação / DS

O empresário de Tubarão Richard Bitencourt Camilo teve uma experiência rara na última semana. Ele surfou próximo a duas baleias-francas, uma mãe e seu filhote, e o momento foi registrado em um vídeo. O fato ocorreu quando o empresário surfava com o amigo, o também empresário Ricardo Soares, de Garopaba, na Praia do Rosa, em Imbituba.

Segundo ele, ao chegar à praia, soube que tinham sido avistadas baleias-francas no local. O filhote surgiu cerca de uma hora depois, quando Richard estava no stand up paddle. Depois de alguns momentos, a mãe também apareceu. Richard conta que ficou a cerca de dois metros da baleia.

“Foram mais ou menos 15 minutos de aproximação. Foi uma experiência única. Nunca tinha visto uma baleia tão de perto. A gente encontra bastante tartaruga, pinguim, mas se aproximar assim de uma baleia foi a primeira vez”, relata.

Empresário de Tubarão registra encontro com baleias

Foto: Divulgação

Trinta baleias são avistadas no primeiro sobrevoo, realizado esta semana

Trinta baleias foram avistadas no primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias-francas na costa catarinense da SCPar Porto de Imbituba. Nesta semana, foi aberta a temporada 2017 do Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, desenvolvido pela Autoridade Portuária de Imbituba.

O monitoramento aéreo foi realizado desde a praia do Moçambique, em Florianópolis, até o município de Torres, no Rio Grande do Sul. Através dele, foi possível constatar a presença de 29 baleias-francas e uma baleia jubarte na região. De julho a novembro, é o período em que a espécie utiliza o litoral catarinense para acasalar, procriar e amamentar sua cria. Isso torna Santa Catarina a principal área de concentração reprodutiva de baleias-francas na costa brasileira.

Com informações do Jornal Diário do Sul

 

Notícias Relacionadas

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Quarta edição do Agosto Del Vino é lançada em Imbituba

Festival enogastronômico integra o projeto Rota da Baleia Franca, do Sebrae/SC, que visa fortalecer o turismo de inverno no Litoral Sul catarinense.

Baleias-francas antecipam a temporada 2018 de avistagens

Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC