Geral

Empresários apresentam proposta de implantação de parques eólicos em Içara

Segundo a empresa interessada, InnoVent Eólica Brasil, já há negociações de arrendamentos de terras na localidade do Campo Mãe Luzia

A implantação de parques eólicos em Içara foi assunto tratado na manhã desta terça-feira pelo prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon. Ele recebeu em seu gabinete a visita dos empresários, José Ézio de Luca e Elves Becker – gestores de negócios da empresa InnoVent Eólica Brasil – especializada em planejamento e construção de parques eólicos.

Conforme os empresários, já há negociações de arrendamentos de terras na localidade do Campo Mãe Luzia. O projeto inicial é pela construção de aproximadamente 100 torres eólicas, onde cada uma produzirá em média dois megawatts por hora de energia – o equivalente para abastecer uma população de dez cidades como Içara. “O recursos vêm da empresa que é da Alemanha. Nossa empresa, a WG Energias Renováveis – criada em Araranguá – presta serviço para a InnoVent , onde realiza trabalhos como a coordenação, administração e captação de áreas de terra. Estamos visitando o prefeito para apresentar o projeto e conversando com donos de terra para o arrendamento. Já temos contrato com diversos içarenses na locação dos terrenos”, conta José Ézio de Lucca.

Segundo eles, também há projeto da construção de parques eólicos em Jaguaruna e Balneário Arroio do Silva. “Já temos o apoio dos prefeitos destas duas cidades e queremos contar com a ajuda do governo de Içara. Para a instalação dos parques a Aneel faz exigências como a realização de projeto ambiental e geológico e audiências públicas. Iniciamos com a medição do vento nos locais. Todo este processo leva em torno de três anos até a construção e seu funcionamento”, explica Elves Becker.

O prefeito de Içara colocou-se a disposição da empresa no agendamento de reuniões com agricultores, como também solicitou um estudo de viabilidade do empreendimento na região. “Toda energia produzida na região será jogada ao Sistema Nacional de Energia Elétrica. Assim irá gerar receita ao município, além de empregos e renda para a população”, destaca Murialdo.

Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI