Geral

Empresários concluem capacitação em educação empreendedora e técnica de gestão

Treinamento foi oportunizado pelas prefeituras de Cocal do Sul e Urussanga e reuniu 40 profissionais.

Foto: Divulgação

A noite desta terça-feira (14) foi marcada pela satisfação de 40 empresas que concluíram um amplo treinamento na área de sustentabilidade empresarial. O curso ministrado pela Wenova Corporat foi oportunizado pelos Governos Municipais de Cocal do Sul e Urussanga com o objetivo de fomentar os negócios, promover o crescimento e inovar por meio de técnicas de gestão eficazes.

O projeto “Educação Empreendedora” teve início em março. Ele ocorreu de forma intinerante, em Cocal do Sul e Urussanga, e contou com 10 encontros somando 40 horas/aula. Participaram do encerramento do curso a vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretário de Administração, Finanças e Planejamento e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Clédio Fachin, prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, o economista Enio Coan e secretários municipais de Cocal do Sul.

A proprietária da empresa Roma Criação Emontagem para Estande, Vanessa Borga destacou as mudanças que a capacitação já gerou em seus negócio e os avanços alcançados.

“Nós perdíamos muitas oportunidades para o concorrente. Temos qualidade e deixávamos a desejar na velocidade do negócio e mostrar ao cliente todos os nossos diferencias. Nós não tínhamos essa visão. E esse curso nos fez acordar e atuar de forma diferente e com resultados positivos. Outro ponto importante foi a pergunta: e se o showroom acabar, o que a minha empresa vai fazer? Eu nunca havia pensado nisso e se de fato acontecesse, teria que fechar a minha empresa. Por isso é preciso parar, pensar… Isso foi a chave para mim e várias respostas surgiram , pensando lá na frente. Também consegui desenvolver técnicas de gestão de colaboradores. Hoje consigo dar conta de tudo e de 12 funcionários, passei para 20 para dar suporte e promover o crescimento. Estou muito feliz e realizada”, pontuou.

Para o empreendedor Ricardo Alexandre Denoni, da Rialer Indústria Química, esta capacitação foi importante para tirar o empresário do automático. “Acabamos ficando focados nos processos do dia a dia, no operacional, o que não nos permite projetar com mais a finco. Toda essa bagagem do treinamento faz a gente pensar o negócio, se preocupando com mais metas e planejamento”, avaliou.

A vice-prefeita agradeceu a parceria entre o poder público e os empresários. “O sucesso dos nossos empresários é o sucesso de uma cidade bem sucedida. Espero que todos possam levar e colocar em prática o que aprenderam e é positivo ao desenvolvimento”, relatou Aninha.

Para o secretário Clédio Fachin é gratificante quando se consegue identificar as necessidades e proporcionar um projeto que atinja a expectativa dos envolvidos. “A empresa responsável pela capacitação apareceu no momento certo, conseguimos viabilizar esta oportunidade e hoje temos retornos positivos da participação do grupo. Já pude ver planos e metas sendo colocados no dia a dia. Torço muito para que todos consigam traduzir o que aprenderam em práticas para poderem avançar de forma planejada e visão empreendedora”, declarou.

As empresas participantes de Cocal do Sul foram: Andrea Maria de Souza, Ary João Campos ME, Colatech Indústria de Argamassas e Rejuntes, Creta Artefatos de Concreto, Expositores AELLI, Indústria e Comércio de Madeiras, Jota Silva Móveis e Serviços, JVA Transportes, Maqespera Máquinas e Equipamentos Eirele, Metalúrgica SJF, Nadir Maria Zuchinalli, Omega Comércio de Corantes Cerâmicos Eirele, Plasmac Reciclagem, Rialer Indústria Química, Roma Criação Emontagem para Estande, Rosguiar Manutenção e Equipamentos, Sandra Regina Bonomi Bez Fontana, Thor Indústria e Comércio, Hidralfor Implementos Rodoviários e Olivos.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul 

Notícias Relacionadas

Semana termina com a garantia de revitalização da SC-390 ainda neste ano

Promessa do governador Moreira junto a empresários e lideranças de Orleans aconteceu nesta semana, em reunião plenária na ACIC.

Reunião define impasse dos plantões de farmácias em Braço do Norte

Foi apresentada aos donos de farmácias a nova forma de realização da escala, que será realizada por sorteio bimestral, com divisão por zoneamento de área.

Profissionais do Meta participam da Convenção Nacional do Sistema de Ensino Ético

Diretora e coordenadora estiveram em São Paulo com o intuito de buscar tendências e inovação através da formação continuada.

Empretec: metodologia da ONU para pequenos empreendedores está com inscrições abertas

Seminários serão realizados pelo Sebrae ainda neste mês.