Economia

Empresários da região e SC Gás estreitam relações durante encontro em Criciúma

Mais de 40 clientes da concessionária cobraram melhorias na relação, manutenção de preço competitivo e garantia no fornecimento do produto para investimentos futuros.

 

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A SC Gás realizou na tarde desta terça-feira (13), a primeira edição do “Troca de Ideias 2017”. O encontro reuniu mais de 40 empresários e representantes de  indústrias da região sul que atualmente são atendidas pela concessionária com a distribuição do gás natural como fonte de energia no processo fabril. A intenção é aproximar a distribuidora de seus clientes. O evento aconteceu no Auditório Diomício Vidal, na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC.

Entre os assuntos tratados nas palestras estavam as novas alternativas de suprimento ao estado, após o término do contrato da SC Gás com a Petrobras em 2020, e o sistema desenvolvido pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc para definir a tarifa do gás natural comercializado em território catarinense.

Além disso, foram discutidos os aspectos comerciais do modelo de geração distribuída a gás e novas modalidades de atendimento como as redes locais, que anteciparão a oferta do insumo em regiões desabastecidas.

O que querem as empresas

Entre os pontos de interesse das empresas estão a melhoria na relação da concessionária com as empresas, preço competitivo e garantia no fornecimento do gás para investimentos futuros. “Mesmo a SC Gás sendo uma concessionária, parece que a gente sempre trabalhou em lados opostos. Eles possuem uma dificuldade de contar com a simpatia dos clientes. Promover um encontro nesta natureza gera uma transparência maior e começa dar um sentimento de confiança que necessitamos como segmento”, destacou o diretor geral da empresa Esmalglass-Itaca de Morro da Fumaça, João Batista Borgert, uma das maiores empresas da região em matéria prima utilizada na indústria cerâmica.

Para o diretor presidente da Ceusa Revestimentos Cerâmicos de Urussanga, Gilmar Menegon, o gás natural é fundamental para a qualidade do produto e reflete diretamente na competitividade junto ao mercado exterior. “O evento é muito bom porque demonstra existir transparência. Sabemos que o poder concedente que é o Estado, quer investimento. A concessionária quer retorno e nós consumidores, queremos tarifas competitivas. Isso nos dá mais segurança para investirmos”, afirma.

Na cerâmica vermelha, a intenção de interligar as empresas à rede de gás natural para utilizar o combustível como fonte de calor na produção é de extrema urgência. ”As empresas que não tiveram a oportunidade no passado de possuir o gás natural, que se credenciem. A principal dificuldade era a burocracia. Mobilizaremos o máximo de empresários do setor para participarem na próxima semana, de um encontro. O objetivo é observar as oportunidades que a SC Gás está oferecendo ao setor”, enaltece o presidente do Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha, Sérgio Pagnan.

O setor integra atualmente 40 empresas em sete municípios do Sul do Estado. Deste montante, apenas sete contam com o gás natural.

[soliloquy id="226122"]

Comprometimento

Durante toda a tarde, gerentes, técnicos e o Diretor de Administração e Finanças da empresa, Rafael Gomes, fizeram apresentações sobre as atividades da empresa e também participaram de debates com 45 clientes industriais da SC Gás na região Sul. “Reforçar o nosso compromisso para que possamos estar junto produzindo com gás natural. Que essa seja uma provocação para um debate ao longo do ano e que cada vez mais, buscaremos estar muito próximo de vocês”, enfatiza Gomes.

A Gerente Comercial da SC em Santa Catarina, Anna Cristina Limeira Martins Ferreira, concorda com a existência de uma relação distante entre a concessionária e as empresas. ”No passado existia uma grande separação entre a SC Gás e os seus clientes, hoje não existe mais. A nova metodologia que a SC Gás aplica só tem melhorado esta integração entre ambos”, afirma.

A SCGás possui hoje 60 clientes industriais na região Sul, que juntos representam 40% do consumo de gás natural por este segmento no estado. De acordo com a FIESC, as 243 indústrias atendidas pela SCGÁS representam cerca de 40% do PIB de Santa Catarina e geram mais de 85 mil empregos.

O “Troca de Ideias” ainda terá mais duas edições em 2017. O próximo encontro ocorrerá em Blumenau, na próxima terça-feira (20) reunindo clientes das regiões do Vale e Alto Vale Itajaí e Grande Florianópolis, na sede da ACIB. No dia 28, o evento volta a acontecer em Joinville com clientes da região Norte, na sede da ACIJ.

 

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.

Saldo positivo na abertura de empresas demonstra confiança empresarial na retomada econômica

Desde o início do ano, até 13 de maio, o estado conta com um saldo de 35.144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31.955 constituições.