Educação

Empresas da região abrem espaço para estudantes com formação técnica

Alunos do Colégio Satc que concluíram estudos em dezembro já estão atuando na área

Divulgação

Poucas semanas após concluir as aulas do ensino técnico, Vinicius da Boit já estava ingressando no mercado de trabalho. Formado no técnico em Manutenção Automotiva no Colégio Satc, ele começou a estagiar dia 13 de dezembro de 2021 na Carbonífera Metropolitana, em Treviso. “Quis fazer o estágio aqui pra aprender mais ainda sobre motores a diesel e ainda poder auxiliar na atividade que emprega muitas pessoas aqui na região que é a mineração”, explica Vinicius.

Ele integra o grupo de quase 300 estudantes que concluiu o ensino técnico em dezembro e já está apto para atuar profissionalmente. Desse total, mais de 47% já está empregado. “A Satc, ao longo de sua história, tem ajudado a fomentar o crescimento da economia, contribuindo com a formação de profissionais qualificados para a indústria”, ressalta o coordenador do Setor de Estágios da Satc, Fabiano de Medeiros Ugioni.

O estágio é obrigatório para quem concluiu o ensino técnico. São novos conhecimentos colocados em prática no cotidiano das empresas. E foi em busca desse aprendizado que Vinicius ingressou na Metropolitana. “Com o conhecimento técnico que aprendi no curso estou lidando com as adversidades que surgem no trabalho. O curso também proporcionou amizades com colegas e professores. E sempre que tenho dúvidas posso recorrer a eles para me auxiliar”, comenta o estudante.

A relação da Satc com o setor empresarial fortalece os vínculos e abre portas. Em 2021, foram mais de 3 mil oportunidades de estágio e emprego que foram abertas no Setor de Estágio. “Apesar de enviarmos alunos para todo o estado e também para o Brasil, há uma retenção expressiva desses profissionais que ajudam a desenvolver a nossa região”, destaca Ugioni.

Dentro do grupo que concluiu os estudos no final do ano passado e já está atuando, 80% permanece na região carbonífera. Uma das empresas que contratou esses jovens foi a Tecnnic Eletrônica Industrial. Hoje, são 16 atuando. “Conhecemos o perfil do aluno Satc e sua formação técnica e humana. É baseado nestes dois fatores que selecionamos colaboradores para atuarem na Tecnnic”, afirma o empresário Ricardo Luiz Santos.

Notícias Relacionadas

Cachorro “aussaltante” é flagrado ao levar salame de padaria em Criciúma; veja vídeo

Tutor do animal se dispôs a pagar pelo prejuízo, mas padaria deixou salame de cortesia

Sequestro relâmpago acaba em grave acidente em SC

Duas pessoas foram feitas reféns no sequestro relâmpago; o criminoso tomou a direção do carro, mas bateu em seguida

Cidades da Serra têm alta de até 60% na economia em maio incomum com neve

Restaurantes, lojas e postos de combustíveis reforçaram lucros com "boom" de turistas

Serra do Corvo Branco é liberada de Urubici até o corte

Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) trabalham na limpeza da rodovia e na recuperação de encostas há cerca de 10 dias, quando fortes chuvas atingiram Santa Catarina