Geral

Empretec: metodologia da ONU para pequenos empreendedores está com inscrições abertas

Seminários serão realizados pelo Sebrae ainda neste mês.

Foto: Vanessa Amando/Partner NB Comunicação

Com 25 anos de implantação no Brasil, o Empretec já contou com a participação de mais de 240 mil empreendedores em todos os estados do país. Lançado originalmente pelo Centro de Corporações Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1988, o Empretec chegou ao Brasil em 1993 e tem o Sebrae como a única entidade autorizada a executar a metodologia no país. No Sul catarinense, as unidades do Sebrae estão com inscrições abertas para iniciar os seminários ainda neste mês.

O analista técnico do Sebrae/SC em Criciúma, João Alexandre Guze, explica que “trata-se de uma metodologia que trabalha os comportamentos comuns do empreendedor de sucesso, isso em sistema de imersão, pois são seis dias consecutivos de aprendizado”. Como citado por Guze, o Empretec não trabalha ferramentas, mas, sim, características empreendedoras e o desenvolvimento delas. “Trabalhamos a melhora da performance empresarial”, completa.

Ele também afirma que o método é direcionado para pessoas que já estão envolvidas ou que desejam se envolver com atividades empresariais. Um dos pré-requisitos é que elas tenham tempo disponível para se comprometerem com o Empretec durante o período de imersão.

“O interessado passa por uma seleção prévia do Sebrae, que é uma entrevista para avaliar o perfil empreendedor dele e se é o momento mais adequado para que participe do Empretec, já que cada pessoa pode participar do programa somente uma vez. Se aprovado na entrevista, ele pode fazer a inscrição. Caso seja reprovado, ele pode tentar novamente no ano seguinte”, destaca Guze.

Falta de planejamento

O Empretec trabalha 10 comportamentos comuns do perfil empreendedor, tais como planejamento, comprometimento, a busca pela qualidade, a atitude diante de riscos, entre outros. De acordo com o Sebrae, um dos aspectos observados no comportamento do empreendedor brasileiro é que ele planeja pouco, quando comparado com perfis de outros países.

“No entanto, a característica do comprometimento é muito melhor. O exemplo é bastante típico: a maioria dos pequenos empresários no Brasil não planeja a longo prazo, às vezes nem a curto, mas, se for preciso ficar trabalhando até tarde, na madrugada, para correr atrás do prejuízo, eles ficam. Isso é comprometimento, mas só isso não basta, então o Empretec trabalho o equilíbrio dos comportamentos”, pontua Guze.

É o que está fazendo o administrador da Alpha Clean Controle de Pragas, de Criciúma, Claudenir Machado. Ele ficou sabendo do Empretec através de conhecidos que já haviam participado e tentou entrar em 2016, mas, por falta de tempo, não conseguiu. Tentou novamente no ano passado e deu certo. Hoje, tenta equilibrar o que aprendeu.

“Não planejava nada da empresa, não estipulava metas. Quem participa da imersão recebe muitas informações e percebi que o principal ponto que precisaria mudar era esse do planejamento. Não consegui colocar tudo em prática ainda, mas já mudei o aspecto do planejamento, estou mais organizado. De modo geral, o Empretec foi uma experiência muito positiva”, avalia Machado.

Inscrições

Interessados podem entrar em contato com a unidade do Sebrae mais próxima e agendar uma entrevista. Em Criciúma, o telefone é o (48) 3403.2200. Já em Tubarão, o número é (48) 3626.4580. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Caso você não seja destes municípios, o setor de atendimento dessas unidades pode fazer o redirecionamento. Confira abaixo as cidades e as datas do próximo Empretec:

– Criciúma: 09 a 14 de julho

– Jaguaruna: 16 a 21 de julho

– Araranguá: 23 a 28 de julho

– Tubarão: 24 a 29 de setembro

Colaboração: Vanessa Amando/Partner NB Comunicação

Notícias Relacionadas

Grupo RB celebra sucesso e ampliações após cinco anos de fundação da primeira loja

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.