Geral

Encaminhamentos da audiência sobre ampliação do Parque de São Joaquim são entregues à Frente Parlamentar Catarinense

Foto: Divulgacão

O presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, deputado João Amin (PP), juntamente com o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP), entregou, na tarde desta quinta-feira (4), ao deputado federal João Paulo Kleinübing (PSD), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, o ofício com os encaminhamentos sobre a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim. A questão foi tema de uma audiência pública realizada pela comissão na semana passada, em Lauro Müller, para tratar da ampliação da reserva federal, criada na década de 60 do século passado.

Conforme as autoridades, a possível ampliação do parque atingiria terras produtivas de Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, Orleans, Grão Pará e Urubici. Na audiência pública, que contou com a participação de 1,5 mil pessoas, os presentes se manifestaram contra a inclusão dessas áreas. “Não podemos admitir que famílias de agricultores que estão há várias gerações nessas terras, que dependem delas para seu sustento, tenham suas terras engolidas pelo parque”, afirmou o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella.

No ofício entregue ao coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, os participantes da audiência pedem a aprovação de uma emenda à Medida Provisória 756. A MP foi editada no ano passado pelo governo federal para delimitar parques situados no Pará.

A emenda exclui as áreas pretendidas para ampliação do Parque Nacional de São Joaquim. “Esse documento formaliza os anseios da população de Lauro Müller e cidades vizinhas, que ficaram muito claros na audiência pública que realizamos, com a presença de 1,5 mil pessoas”, destacou João Amin.

De acordo com João Paulo Kleinübing, o ofício demonstra a força da mobilização da população dos municípios. “A bancada catarinense já vem trabalhando nesse assunto e não vai faltar empenho, de nossa parte, para resolver a questão”, disse o deputado federal. “A aprovação da emenda já está bem encaminhada entre os deputados. Depois, temos que trabalhar junto ao presidente da República para que o projeto seja sancionado com a emenda.”

Também participaram do ato de entrega do ofício o vereador de Lauro Müller,  Anderson Atoninho Bez Batti (PP); o representante do Eco Museu da Serra do Rio do Rastro, Cláudio Lottin; além de representantes dos outros municípios atingidos.

Notícias Relacionadas

Lideranças de Lauro Müller recebem visita do senador Dalirio Beber

No ponto mais alto do Estado, turistas esperam por horas, mas neve não cai

“É dever de cada cidadão de Lauro Müller se engajar pelo Ecomuseu”, defende ex-prefeito Fabrício

O Ecomuseu Serra do Rio do Rastro foi criado na gestão do ex-prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, que explicou as razões pelas quais esta decisão foi tomada em 2013.

Corredor Ecológico da Serra Geral pode afetar prática agrícola na região

Alerta foi feito pelo advogado e geógrafo Eduardo Bastos Moreira Lima.