Geral

Enem 2020: Com abstenção recorde, 55,5% dos alunos não compareceram ao segundo dia em SC

Dos 118.197 participantes inscritos no Estado, 52.594 realizaram a prova no domingo (24)

Divulgação

Mais da metade dos 118.197 participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santa Catarina não compareceram ao segundo dia de provas no domingo (24). A taxa de abstenção no Estado foi de 55,5%, o maior índice da história, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No segundo domingo de provas em Santa Catarina, a taxa de abstenção superou a do primeiro dia, em 17 de janeiro, que teve 52,2% dos alunos ausentes. Apesar disso, segundo o Inep, não foram registrados casos de participantes impedidos de fazer a prova por lotação das salas de aula. No primeiro dia de provas, 11 cidades do país registraram o problema. 

Conforme o Inep, a média nacional de abstenção no domingo (24) ficou em 55,3%, superando o número histórico que é de cerca de 27%. Dos 5.523.029 participantes inscritos para realizarem o Enem 2020 no país, apenas 2.470.396 compareceram aos locais de prova.

Reaplicação

Os participantes que foram prejudicados por questões logísticas, como a chuva que atingiu Florianópolis e prejudicou o acesso a alguns locais de prova poderão pedir a reaplicação da prova. Alunos que não fizeram o exame por apresentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa também terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.  

O pedido de reaplicação deve ser feito na Página do Participante. O sistema estará aberto, segundo o Inep, a partir das 12h desta segunda-feira (25), e o prazo vai até o dia 29. Os resultados serão divulgados no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

UniSatc forma novos profissionais neste sábado

Instituição comunitária celebrará a formatura dos acadêmicos de nove áreas do mercado

Tragédia na BR-376: Tubaronense morre esmagado pelo próprio caminhão

Ludimar deixa para trás uma esposa, três filhos e três netos

Ministério Público vai investigar prefeita que jogou livros no lixo em SC

Até obra de Luís Fernando Veríssimo foi descartada em Canoinhas

Após seis dias, trânsito é totalmente liberado na BR-101, no Morro dos Cavalos em Palhoça

Fluxo foi totalmente liberado para tráfego em duas faixas em cada sentido da pista