Geral

Enem 2020: Com abstenção recorde, 55,5% dos alunos não compareceram ao segundo dia em SC

Dos 118.197 participantes inscritos no Estado, 52.594 realizaram a prova no domingo (24)

Divulgação

Mais da metade dos 118.197 participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santa Catarina não compareceram ao segundo dia de provas no domingo (24). A taxa de abstenção no Estado foi de 55,5%, o maior índice da história, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No segundo domingo de provas em Santa Catarina, a taxa de abstenção superou a do primeiro dia, em 17 de janeiro, que teve 52,2% dos alunos ausentes. Apesar disso, segundo o Inep, não foram registrados casos de participantes impedidos de fazer a prova por lotação das salas de aula. No primeiro dia de provas, 11 cidades do país registraram o problema. 

Conforme o Inep, a média nacional de abstenção no domingo (24) ficou em 55,3%, superando o número histórico que é de cerca de 27%. Dos 5.523.029 participantes inscritos para realizarem o Enem 2020 no país, apenas 2.470.396 compareceram aos locais de prova.

Reaplicação

Os participantes que foram prejudicados por questões logísticas, como a chuva que atingiu Florianópolis e prejudicou o acesso a alguns locais de prova poderão pedir a reaplicação da prova. Alunos que não fizeram o exame por apresentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa também terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.  

O pedido de reaplicação deve ser feito na Página do Participante. O sistema estará aberto, segundo o Inep, a partir das 12h desta segunda-feira (25), e o prazo vai até o dia 29. Os resultados serão divulgados no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Fapesc investe R$ 1 milhão em novos estudos para produção de vinho e uva em SC

A produção de uvas e vinho abrange ainda uma área de cultivo de cerca de 6 mil hectares em diferentes regiões. Só de vinícolas, são 95 empresas registradas no Estado

Profissionais da Assistência Social passam por minicurso sobre abordagem antirracista em Criciúma

Palestra foi ministrada por três profissionais da área da Educação e Direito e ocorreu no Salão Ouro Negro

24 horas: Um sonho de 30 anos realizado em Cocal do Sul

A inauguração será neste domingo (26), às 18h, no dia do aniversário de 30 anos de Cocal do Sul

Edital Cultura Criciúma contemplará 30 projetos com R$ 133 mil

Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro. Objetivo é incentivar atividades culturais na cidade