Educação

Enem é um teste de resistência, afirma professor que respondeu à prova

Rodrigo Smidt realizou a primeira fase do ENEM neste sábado e dá algumas dicas aos candidatos

Após mais de quatro horas respondendo questões do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano (Enem), o professor de química do Unificado, Rodrigo Smidt, deixou o local de prova, em Canoas, com uma certeza: o principal teste é o de resistência.

Realizada nesta tarde, a primeira fase do Enem abordou questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Entrelaçando perguntas envolvendo as disciplinas de história, geografia, química, física e biologia.

Para o professor, que realiza o teste pela primeira vez, a prova foi bastante longa, exigindo do aluno mais resistência que conhecimento.

— O Enem requer bastante dedicação, empenho e, acima de tudo, resistência. Embora os conhecimentos sejam amenos, a resistência física e de cognição são os maiores adversários — afirma Smidt.

Ainda, de acordo com o professor, pela abordagem da prova, o Enem jamais poderia ser uma avaliação para ingresso no ensino superior, pois "não há coerência nas formas de ensino no país para que haja uma pontuação média ao longo do país".

Como recomendação, Smidt aconselha os candidatos a chegarem bem cedo, para evitarem engarrafamento e imprevistos no deslocamento para o local de prova.

Diário Catarinense