Geral

Enfrentamento à dengue: Criciúma registra aumento de mais de 120% e realiza ação neste sábado

O dia ‘D’ de conscientização será realizado na Praça Nereu Ramos

Divulgação

Criciúma tem um caso ativo de dengue, importado de outro município, e 42 focos do mosquito Aedes Aegypti, um crescimento de mais de 120% em comparação com a mesma época do ano passado. Os dados acendem o risco para a doença na cidade. Preocupado com a situação, o Centro de Controle de Zoonoses, órgão ligado ao Governo Municipal, promove neste sábado, dia 21, um dia ‘D’ de conscientização sobre o assunto. O evento ocorre, das 8h às 12h, na Praça Nereu Ramos.

Profissionais e agentes de combate às endemias estarão em uma tenda, instalada no local, prestando orientações e esclarecendo eventuais dúvidas da população. “Nós vamos demonstrar como evitar a proliferação do mosquito com objetos e larvas. A ideia é tratar desse tema de uma maneira bem simples”, explicou a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Simone Cristina da Cruz.

O dia ‘D’ é tradicionalmente realizado no penúltimo sábado de novembro. Este ano, por conta do crescimento do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, principalmente em municípios vizinhos, ações de controle são intensificadas, como a instalação de 566 armadilhadas espalhadas em 157 pontos estratégicos.

“Hoje estamos com 42 focos. No ano passado, nesta mesma época, eram apenas 19. Também temos um caso ativo, mas o paciente não contraiu aqui. Ele foi contaminado em outro lugar. Por isso estamos atuando em diferentes frentes para evitar a proliferação do mosquito”, contou Simone.

Bairros com maior incidência

A maioria dos focos está concentrada em dois bairros de Criciúma. “Estamos com 16 focos na Nossa Senhora da Salete, e 13 na Próspera. Os demais casos estão em outras localidades”, revelou.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Calor e chuva são esperados neste final de semana no Sul Catarinense

Sábado pode atingir até 35°C

Incêndio provoca a morte de 10 pessoas em pousada de Porto Alegre

Outros sete ficaram feridos

Motorista com sinais de embriaguez capota carro em Orleans

Segundo os bombeiros, homem recusou ser encaminhado ao hospital e deixou local do acidente

PM prende mulher por agredir marido e tentar destruir o carro dele com uma pá em Braço do Norte

Segundo uma testemunha, a esposa chegou a jogar o companheiro, que é cadeirante, no chão